Onde a cultura maker pode ser usada na escola?
Índice
- Onde a cultura maker pode ser usada na escola?
- O que é Cultura Maker quais são as ferramentas digitais utilizadas nessa cultura?
- Como colocar a tendência da Cultura Maker em prática?
- Como aplicar a Cultura Maker no meio corporativo?
- O que são atividades Maker?
- Como implementar a cultura maker na sala de aula?
- Por que a cultura maker surgiu?
- Quais os problemas enfrentados pela cultura maker?
- Como criar um ambiente especial para a cultura maker?
Onde a cultura maker pode ser usada na escola?
A cultura maker na escola cabe desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. ... Construir uma horta nos fundos da escola, criar uma exposição permanente ou desenvolver uma engenhoca de papelão são atividades que podem gerar excelentes resultados para o aprendizado.
O que é Cultura Maker quais são as ferramentas digitais utilizadas nessa cultura?
Ele pode ser definido como um canal para o desenvolvimento do ensino do “faça você mesmo”. Na prática, é interessante ter salas equipadas com computadores, drones, impressoras 3D e outras tecnologias para que o aluno exerça a sua capacidade criativa.
Como colocar a tendência da Cultura Maker em prática?
Como colocar essa tendência em prática? O ideal é que as escolas façam um planejamento das atividades que serão baseadas na Cultura Maker e, se possível, tenham um local dedicado à realização dessas experiências — um espaço ou laboratório maker.
Como aplicar a Cultura Maker no meio corporativo?
A cultura maker tem origem no chamado DIY (Do It Yourself ou, em bom português, o faça você mesmo), a ideia de colocar a mão na massa e construir o que você precisa....A cultura maker em três passos:
- Fazer, fazer, fazer.
- Registrar publicamente.
- Colaborar, participando de uma comunidade.
O que são atividades Maker?
O Movimento Maker é uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo”, que incentiva a produção prática e manual por parte de pessoas comuns, fazendo-as criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com suas próprias mãos.
Como implementar a cultura maker na sala de aula?
No entanto, todo esse aparato não é necessário para implementar a ideia do “aprender fazendo”! Você pode colocar a Cultura Maker em prática na sala de aula mesmo, formando, por exemplo, uma grande bancada com as carteiras sem precisar de muitos recursos ou tecnologias.
Por que a cultura maker surgiu?
A Cultura Maker não está limitada ao ambiente escolar. Ela surgiu em comunidades que identificaram a necessidade de valorizar a colaboração como ferramenta de aprendizado. De forma geral, a proposta é muita vezes conectada à geração dos millennials, nascidos entre 19.
Quais os problemas enfrentados pela cultura maker?
De fato, muitos educadores vêem, na cultura maker, uma forma de resolver problemas graves enfrentados pela Educação. Entre eles, a desmotivação, uso de técnicas antiquadas, além de pouca relação do que se aprende na teoria com o mundo real. Por isso, é mais do que urgente tirar o estigma de que a sala de aula é um ambiente monótono.
Como criar um ambiente especial para a cultura maker?
Ainda que um ambiente especial para o desenvolvimento de atividades da Cultura Maker seja interessante, é possível pensar que o necessário é ter um local para interagir com ferramentas, materiais, sucatas, tintas, entre outros para criar experiências e realizar algo.