Como calcular o aterramento elétrico?
Como calcular o aterramento elétrico?
A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.
Como deve ser o aterramento?
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.
Qual o tipo de aterramento a ser utilizado?
Na seguinte subseção, 6.3.3.1, você pode encontrar os possíveis sistemas de aterramentos que podem ser feitos. Qual aterramento a ser utilizado, depende do tipo de serviço. Ao instalar um aterramento a um aparelho específico, geralmente o próprio fabricante já especifica qual tipo de sistema de aterramento utilizar.
Qual o dimensionamento de um aterramento elétrico?
Alguns cálculos, como o de dimensionamento de um aterramento, muitas vezes são considerados um assunto para ser resolvidos por um engenheiros eletricista. Fatores como quantidade de hastes, valor da resistividade do solo influenciam o valor da resistência na hora do aterramento elétrico.
Como dimensionar o cabo de aterramento?
Como dimensionar o cabo de aterramento é uma dúvida bastante presente nos cursos que ministramos, porém não deixa de ser algo bem simples de resolver. Abaixo tiramos as dúvidas mais presentes que costumamos ver dos nosso alunos de projetos elétricos.
Como instalar o aterramento temporário?
O aterramento temporário deve ser instalado após o devido bloqueio e constatação de ausência de tensão do circuito que passará pela manutenção. Sua instalação visa garantir a segurança dos trabalhadores, com a minimização dos efeitos relativos a uma energização indevida no local de trabalho, que pode ocorrer devido a vários fatores.