Como dimensionar relé de sobrecarga?
Índice
- Como dimensionar relé de sobrecarga?
- Como funciona o relé de sobrecarga?
- O que significa corrente de sobrecarga para um MIT?
- Qual a função do relé térmico de sobrecarga?
- Como calcular um contator?
- Por que Deve-se Observa-se o equipamento está operando com sobrecarga?
- Como identificar sobrecarga no motor?
- Como calcular o relé de sobrecarga?
- Como os relés devem ser dimensionados?
- Como funciona o relé térmico de sobrecarga?
- Qual o tempo para o desligamento do relé?
Como dimensionar relé de sobrecarga?
Os relés devem ser dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal (In) que circula pelo trecho onde está ligado. IMPORTANTE: 1) O relé NÃO deve ser dimensionado com In situado no extremo superior da faixa de ajuste. Pois se o motor tiver um FS>1, o relé não permitirá tal corrente.
Como funciona o relé de sobrecarga?
Como funciona o relé térmico. O dispositivo funciona a partir da dilatação de duas laminas com diferentes coeficientes de dilatação. Quando ocorre uma sobrecarga, as lâminas se aquecem e dilatam, desarmando o circuito em que ele está conectado.
O que significa corrente de sobrecarga para um MIT?
A sobrecarga acontece quando um motor é exigido além do seu torque nominal. Essa situação faz com que a corrente elétrica de operação seja maior do que o normal, causando sobreaquecimento.
Qual a função do relé térmico de sobrecarga?
Relés térmicos de sobrecarga são dispositivos eletromecânicos, baratos, de proteção para o circuito à rede elétrica. Oferecem proteção confiável para motores em caso de sobrecarga ou falha de fase. O relé térmico de sobrecarga pode, em conjunto com contatores, compor uma solução compacta para a partida de motores.
Como calcular um contator?
Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
Por que Deve-se Observa-se o equipamento está operando com sobrecarga?
A sobrecarga nos motores elétricos é causada pela solicitação de uma potência mecânica superior a sua capacidade nominal. ... Com isso, haverá uma elevação de temperatura, se esse acréscimo de temperatura ultrapassar a classe de isolamento do motor, este poderá ter sua vida útil reduzida.
Como identificar sobrecarga no motor?
Sobrecarga do motor ocorre quando um motor está sob carga excessiva. Os principais sintomas que acompanham uma sobrecarga do motor são consumo excessivo de corrente, torque insuficiente e superaquecimento.
Como calcular o relé de sobrecarga?
Para dimensionar o relé de sobrecarga, é preciso conhecer qual a corrente nominal do circuito. Se você não sabe como calcular a corrente nominal, leia este artigo AQUI.
Como os relés devem ser dimensionados?
Os relés devem ser dimensionados de forma que contenhamem sua faixa de ajustea corrente nominal(In) que circula pelo trecho onde está ligado. Para motores com fator de serviço (FS) >= 1,15: Ir = 1,25*In Para motores com fator de serviço (FS) < 1,15: Ir = 1,15*In
Como funciona o relé térmico de sobrecarga?
O relé térmico de sobrecarga é um dispositivo de proteção contra sobrecargas elétricas. Esse relé é intercalado nas fases do motor para detectar a intensidade de corrente solicitada pelo motor. Como funciona o relé térmico de sobrecarga? 1 Como funciona o relé térmico de sobrecarga?
Qual o tempo para o desligamento do relé?
O tempo para o desligamento está relacionado com a corrente de sobrecarga e a corrente ajustada no relé, que se encontra devidamente representada na curva de disparo do relé. Para proteções efetivas contra falta de fase, aconselha-se utilizar o relé falta de fase, pois sua atuação será imediata se constatado a falta.