Como dimensionar fusível para transformador?

Índice

Como dimensionar fusível para transformador?

Como dimensionar fusível para transformador?

1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A.

Qual significado das letras dos elos fusíveis?

a) tipo "H" - elos fusíveis de alto surto, com alta temporização para corrente elevadas; b) tipo "K" - elos fusíveis rápidos tendo relação de rapidez variando entre 6 (para elo fusível de corrente nominal 6A) e 8,1 (para elo fusível de corrente nominal 200A); c) tipo "T" - elos fusíveis lentos tendo relação de rapidez, ...

O que é corrente in rush?

Inrush current é a corrente de arranque ou corrente de pico de entrada. Em outras palavras, é a corrente de entrada instantânea máxima absorvida por um dispositivo elétrico no instante do seu acionamento.

Como calcular se o fusível está correto?

Para encontrar a caixa de fusíveis, basta utilizar o manual do veículo. Nele, a montadora indica onde está localizado esse compartimento e detalha quais são os aparelhos e subsistemas guarnecidos por cada fusível.

Quais são os componentes do elo fusível?

O elo fusível é montado dentro do cartucho e é composto de um elemento metálico que na passagem de uma corrente elétrica elevada, funde-se dentro de um intervalo de tempo determinado. A corrente e o tempo de fusão variam inversamente, ou seja, quanto maior for a corrente, menor o tempo de fusão.

Qual a diferença entre os elos fusíveis do tipo KEH?

a) Tipo H – elos fusíveis de alto surto, com alta temporização para correntes elevadas. ... b) Tipo K – elos fusíveis rápidos com relação de rapidez variando entre 6 (para elo fusível de corrente nominal 6 A) e 8,1 (para elo fusível de corrente nominal 200 A). São considerados de ação rápida.

Como calcular a corrente do transformador?

1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível:

Como dimensionar o fusível?

Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.

Por que o pico de corrente não deve danificar o fusível?

Ao se partir um transformador a um pico de corrente gerado pela magnetização e que varia de acordo com a qualidade do ferro a ser magnetizado é conhecido por “INRUSH” , este pico não deve danificar o elemento fusível. Para evitar isto dimensionamos os fusíveis HH fora desta corrente.

Qual o fusível para os motores?

Dimensione de forma completa o fusível para os seguintes motores: 1) Motor trifásico W21 de 1cv, 380V/60Hz, II pólos, supondo que o seu tempo de partida seja de 5s (partida direta). 2) Motor trifásico W21 de 10cv, 220V/60Hz, II pólos, supondo que o seu tempo de partida seja de 5s (partida direta).

Postagens relacionadas: