Como relacionar a cultura corporal na Educação Física?

Índice

Como relacionar a cultura corporal na Educação Física?

Como relacionar a cultura corporal na Educação Física?

A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para.

O que significa aprender no âmbito da cultura corporal de movimento?

Afirma a especificidade das práticas corporais e das práticas pedagógicas que delas tratam, buscando garantir que a afirmação destas especificidades não nos leve a inviabilidade da Educação Física escolar, mas, ao contrário, afirme sua importância aliada a seus limites.

Quais as práticas corporais para a cultura corporal de movimento?

Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.

Qual a importância da cultura corporal de movimento para a nossa sociedade atual?

A Cultura Corporal do Movimento, especificidade da área, abre a possibilidade de uma nova configuração da Educação Física, uma vez que se orienta para a diversidade cultural e, ainda, para concepções que superam a visão esportivizada e tecnicista da Educação Física.

Como podemos relacionar o corpo e a cultura?

O corpo seria, então, o primeiro e mais natural objeto do homem. ... De acordo com Lopes (1995), a cultura surge na relação homem/natureza. Ela se apresenta como o conjunto de interpretações, apropriações e transformações que o homem realiza junto à natureza. Somos corpo, cultura e natureza, temos essa dualidade em nós.

O que se trata a cultura corporal?

No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.

Quais as práticas corporais de ginástica?

Prática Corporais de Brincadeiras Amarelinha, pular corda, elástico, bambolê, bolinha de gude, pião, pipas, lenço atrás, corre cutia, esconde-esconde, pega-pega, coelho sai da toca, duro ou mole, agacha agacha, mãe da rua, carrinhos de rolimã, cabo de guerra, etc.

Quais os 5 elementos da cultura corporal?

Conforme coletivo de Autores (1992), devemos entender como Cultura Corporal, todas as atividades socialmente construídas desde os primórdios da humanidade, que se manifestam através do jogo, do esporte, da luta, da ginástica, da dança e da atividade circense.

Por que é importante que se garanta o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal?

A participação pode trazer muitos benefícios a essas crianças, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social, que levam este aluno a uma maior condição de consciência, em busca da sua futura dependência.

Qual a cultura corporal e a inclusão nas aulas de Educação Física?

CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO E A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SANTOS, Cristiano Felix; Santana Cristiano Ferreira; Trindade Karolina Rios; Silva Lucas Francisco da; Barbosa, Regiane Pereira dos Santos; Carvalho Uala Bartolomeu Antônio Rodrigues.

Como incorporar os conhecimentos da cultura corporal aos conteúdos da Educação Física?

Contudo, ao incorporar os conhecimentos da cultura corporal que os alunos já dominam e os que ainda precisam se apropriar, o professor dará um novo sentido aos conteúdos curriculares da Educação Física, proporcionando melhores condições para que esses educandos compreendam o mundo em que vivem.

Quais são as características da cultura corporal do movimento?

A partir dos levantamentos teóricos foi possível tecer algumas considerações que indicam que a Cultura Corporal do Movimento tem como características a diversidade cultural e inclusão como princípios pedagógicos e, dessa forma, buscar uma superação de práticas excludentes, especialmente, em função de uma concepção esportivizada.

Quais são os conteúdos culturais na educação física escolar?

Como já mencionamos, os conteúdos ou temas na abordagem cultural na Educação Física escolar são as práticas corporais, ou seja, as brincadeiras, os jogos, os esportes, as ginásticas, as danças, as lutas e as ginásticas. Não só as práticas corporais hegemônicas ou mais populares, mas uma ampla diversidade de práticas corporais, ...

Postagens relacionadas: