Qual a diferença entre fluorose e hipoplasia?
Índice
- Qual a diferença entre fluorose e hipoplasia?
- Como identificar a fluorose?
- Como diagnosticar hipoplasia?
- O que é a fluorose dental?
- Como ocorre a fluorose dentária?
- Quais os sintomas da hipoplasia?
- Quais são os sinais de fluorose?
- Qual o tratamento mais indicado para a fluorose leve?
- Qual a origem da fluorose dentária?
- Como prevenir o surgimento da fluorose?
Qual a diferença entre fluorose e hipoplasia?
2) A hipoplasia de esmalte é um defeito quantitativo do esmalte associado a uma menor espessura do mesmo na área afetada. ... 3) A fluorose dentária é uma hipoplasia de esmalte causada pela ingestão crônica de flúor.
Como identificar a fluorose?
A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte. Nas formas mais graves, o esmalte pode apresentar-se manchado e/ou “escavado”. Quando da erupção, o esmalte fluorótico não se apresenta manchado.
Como diagnosticar hipoplasia?
A hipoplasia do esmalte é uma formação incompleta ou deficiente da matriz orgânica do esmalte. Clinicamente, apresenta-se como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras, bem como, outras alterações na estrutura do esmalte, comprometendo a estética do sorriso.
O que é a fluorose dental?
O flúor é um elemento muito importante para o controle da doença, porém a ingestão de flúor em quantidades acima da recomendada pode causar intoxicação aguda ou crônica. A fluorose dentária é conseqüência do excesso de ingestão de flúor de forma crônica durante o desenvolvimento dos dentes, independentemente da fonte.
Como ocorre a fluorose dentária?
A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.
Quais os sintomas da hipoplasia?
Os sintomas do quadro de hipoplasia acabam variando bastante de intensidade. "Eles podem afetar um dente ou um grupo, se apresentar como manchas brancas/acastanhadas mais discretas ou marcantes", descreve a profissional. Quando esses manchamentos são maiores, podem ser vistos pelo próprio paciente.
Quais são os sinais de fluorose?
Quais são os sinais de fluorose? O excesso de flúor interfere na formação do esmalte dentário e acaba provocando manchas em todos os dentes. Na maioria dos casos, há pequenas manchas brancas sutis que passam despercebidas pelos pais e pela criança. Mas em casos mais severos, as manchas são maiores e variam de uma coloração esbranquiçada ...
Qual o tratamento mais indicado para a fluorose leve?
Nos casos de fluorose leve, que são as formas mais prevalentes, o tratamento mais indicado é a combinação das técnicas de microabrasão de esmalte e clareamento dental, por serem considerados os tratamentos menos invasivos já fundamentados na literatura para a
Qual a origem da fluorose dentária?
A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão da literatura narrativa sobre os estudos da fluorose dentária na década de 20.
Como prevenir o surgimento da fluorose?
Para prevenir o surgimento da fluorose, basta seguir corretamente as instruções de uso dos produtos fluoretados. No caso das crianças, é importante evitar que elas engulam esses produtos e, caso isso não seja possível, procurar versões de produtos não fluoretados disponíveis no mercado.