Como dimensionar a chave fusível?
Como dimensionar a chave fusível?
Tensão Nominal: A tensão nominal da chave fusível deve ser, no mínimo, aproximadamente igual à classe de tensão do sistema onde será instalada. Corrente nominal: deve ser igual ou maior do que 150% do valor nominal do elo-fusível a ser instalado no ponto considerado.
O que tem dentro de um fusível?
Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração. O fusível é um corpo oco, como um cano de vidro ou plástico muito pequeno. Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho.
Como dimensionar o fusível?
Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.
Qual a especificação de um fusível?
Assim, a principal especificação de um fusível é a corrente em que ele queima ou “abre”, interrompendo a sua circulação. Esta corrente, para os tipos comuns pequenos pode variar entre 50 mA até 10 A. A marcação de valores da corrente normalmente é feita numa parte em que possa ser gravada, conforme mostra a figura 3.
Quais os fusíveis mais comuns?
Os fusíveis mais comuns, usados em aplicações eletrônicas, consistem num pequeno tubo de vidro com terminais nas extremidades e dentro um fio condutor cuja espessura e material determina a corrente em que ele se rompe. Assim, a principal especificação de um fusível é a corrente em que ele queima ou “abre”, interrompendo a sua circulação.
Qual o tipo de fusível indicado para 250 V?
Isso significa que um fusível indicado para 250 V pode ser usado num circuito com tensões de V. Para a instalação do fusível numa placa ou num aparelho são usados suporte do tipo mostrado na figura 4. Os fusíveis podem ainda ser de ação rápida ou lenta.