Como dimensionar um fusível Nh?

Índice

Como dimensionar um fusível Nh?

Como dimensionar um fusível Nh?

No dimensionamento do fusível, alguns aspectos devem ser considerados para que não seja sub ou super dimensionados.

  1. São eles:
  2. Dados: Ip/In=9 | In=25A || Ip= 25*A.
  3. Tabela:
  4. A. Observando a tabela podemos ver que o valor do fusível nesse caso é de 50A. B.

Como dimensionar fusível ultra rápido?

1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.

Como escolher o fusível adequado?

Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.

Como dimensionar o fusível?

Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.

Qual a especificação de um fusível?

Assim, a principal especificação de um fusível é a corrente em que ele queima ou “abre”, interrompendo a sua circulação. Esta corrente, para os tipos comuns pequenos pode variar entre 50 mA até 10 A. A marcação de valores da corrente normalmente é feita numa parte em que possa ser gravada, conforme mostra a figura 3.

Como é construído o fusível?

O fusível é construído em porcelana no formato retangular, e dentro deste corpo está o elo fusível, que é em forma de lâminas que se encaixam com perfeição nas garras da base. Essas lâminas são vazadas (perfuradas) em alguns pontos para reduzir a seção condutora.

Qual a necessidade de instalação do fusível?

Para a instalação do fusível numa placa ou num aparelho são usados suporte do tipo mostrado na figura 4. Os fusíveis podem ainda ser de ação rápida ou lenta. Nos casos em que os circuitos são delicados uma corrente excessiva deve ser interrompida rapidamente, daí a necessidade de fusíveis especiais.

Postagens relacionadas: