Como calcular exaustor para espaço confinado?

Índice

Como calcular exaustor para espaço confinado?

Como calcular exaustor para espaço confinado?

A nossa ABNT NBR 16.577/2017 estabelece uma troca mínima de 10 vezes sobre o volume do espaço confinado por hora, ou seja, se o volume é de 400 m³ precisaremos realizar uma ventilação mecânica de 4.000 m³/hora para uma purga da atmosfera dentro do espaço confinado.

O que é exaustão NR 33?

Exaustão. Captar os poluentes o mais próximo possível das fontes de geração. Muito utilizado no caso de soldagem. Utiliza-se frequentemente um bocal com magneto para posicionamento adequado (restrito a materiais magnéticos).

Como funciona insuflador?

O insuflador funciona ligado a uma fonte de energia que pode ser elétrica, hidráulica ou de ar comprimido. A energia movimenta uma hélice e gera um fluxo de ar por dentro de sua carcaça, a qual pode ser composta por vários tipos de materiais, como plástico, aço , entre outros.

É permitido ventilar o espaço confinado com oxigênio puro?

as condições atmosféricas adequadas devem ser mantidas durante todo o tempo em que houver trabalhadores no espaço confinado. Para isso, deve-se monitorá-lo e ventilá-lo. ... está proibida a ventilação com oxigênio puro.

Para que serve um insuflador de ar?

Os insufladores são equipamentos leves, portáteis, que atuam em conjunto com exaustores de ar. Além de promoverem a dissipação de substâncias tóxicas, asfixiantes e inflamáveis na atmosfera, o insuflador reduz o tempo de renovação do ar no interior do espaço confinado, proporcionando maior conforto térmico.

Qual a equação de ventilação em espaços confinados?

A equação de ventilação em espaços confinados é: Q = n × V. onde Q é a vazão, expressa em metros cúbicos por hora (m3/h); (POTENCIA DO INSUFLADOR EM m3/h) n é o número recomendado de renovações por hora (ren/h); (TROCAS DE AR) V é o volume, expresso em metros cúbicos (m3). (TAMANHO DO ESPAÇO CONFINADO)

Quais são os tipos de espaços confinados?

Existem diversos tipos de Espaços Confinados. Mas dentre os mais comuns, podemos citar: Entre outros. Claro que não é só o Exaustor e Insuflador para Espaço Confinado que irá resolver todos os problemas neste ambiente. Segundo a NR 33, a gestão da segurança e saúde dos trabalhadores deverá ser planejada, programada, implementada e avaliada.

Como monitorar a atmosfera nos espaços confinados?

Monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas tarefas, para verificar se as condições de acesso e permanência são seguras;

Qual a geometria do espaço confinado?

Devemos considerar a geometria, volume, número e tamanho das aberturas do espaço confinado, interferências estruturais e equipamentos existentes, bem como poluentes, suas propriedades toxicológicas, temperatura, pressão, vazão e ponto de geração.

Postagens relacionadas: