Como os pilares são classificados?
Como os pilares são classificados?
Os pilares podem ser classificados conforme as solicitações iniciais e a esbeltez. Quanto às solicitações iniciais, os tipos de plilares são mostrados na Figura 2. Serão considerados internos os pilares em que se pode admitir compressão simples, ou seja, em que as excentricidades iniciais podem ser desprezadas.
Por que se trata de dimensionamento de Pilares?
Podemos dizer que se tratando de dimensionamento de pilares o que prevalece são os esforços axiais de compressão. A partir do surgimento de novas tecnologias e a evolução da construção civil, se fez necessário o dimensionamento de estruturas cada vez mais seguras e viáveis economicamente.
Como dimensionar pilares em especifico?
Para dimensionamento de pilares em especifico a norma estabelece parâmetros importantes como: valor de excentricidade acidental, cobrimento do concreto, metodologia para cálculo de esbeltez limite para consideração dos momentos fletores de 2ª ordem, momento fletor mínimo, dentre outros.
Qual a dimensão mínima para pilares?
Dimensões Mínimas para dimensionamento de pilares A NBR6118:2014, em seu item 13.2.3, diz que a dimensão mínima para pilares é de 19 cm. No entanto, é possível projetar pilares com dimensão mínima de até 14cm. Nesses casos, é necessário multiplicar os esforços solicitantes de cálculo por um coeficiente de majoração (ɣn).
Qual a dimensão permitida para pilares?
Posteriormente em sua revisão de 2003 a norma manteve 12 cm como a menor dimensão permitida para pilares, indicando um coeficiente de ajuste de γn = 1,35 para solicitações finais de cálculo. Ou seja, era 10 cm, depois 12 cm e agora 14 cm.