Como dimensionar TC de proteção?

Índice

Como dimensionar TC de proteção?

Como dimensionar TC de proteção?

Assim, o valor da corrente primária do TC deve ser maior do que:

  1. A máxima corrente de carga nominal prevista para o consumidor, inclusive a previsão de futuros aumentos de carga;
  2. A relação entre o maior nível de curto-circuito no ponto do TC e o Fator de Sobrecorrente (Fs).

O que quer dizer relação de transformação do TC?

É a relação entre valores nominais das correntes primária ( ). Conhecida como relação de transformação, é indicada pelo fabricante na placa de identificação do TC. É a relação entre o valor exato I1 de uma tensão qualquer aplicada ao primário do TC e o correspondente valor exato I2 verificado no secundário.

Qual o divisor de medição de tensão?

Um TP do tipo capacitivo, cujo esquema se mostra na figura 8, é constituído por um divisor capacitivo, com condensadores iguais e ligados em série, entre a fase e a terra; um TP do tipo indutivo é utilizado para medir a tensão do condensador inferior. Figura 9 – Transformador de medição de tensão AT (esquerda) e MT (direita)

Como instalar os transformadores de medição combinados?

Os transformadores de medição combinados são, habitualmente, montados apenas nas SE do tipo AIS. Nas instalações MT os transformadores de medição podem ser instalados das seguintes formas: Em quadros de média tensão ( QMT ), instalados habitualmente no interior de Postos de Transformação ( PT) e SE (Figura 6).

Como é feita a ligação de TP e TC?

Já a ligação dos TC e dos aparelhos que lhe estão ligados é feita em série, como se exemplifica na Figura 1. Figura 1 – Esquema simplificado de ligações de TP e TC

Postagens relacionadas: