Como escolher um transformador de corrente?

Índice

Como escolher um transformador de corrente?

Como escolher um transformador de corrente?

Na hora da compra, atente-se que a potência (Watts) do seu transformador precisa ser ao menos 30% maior que a potência do aparelho em que será ligado. No caso da ligação de mais de um aparelho no transformador, faça a soma das potências dos equipamentos, para respeitar esse limite.

Quais os critérios para dimensionar um TC?

Assim, o valor da corrente primária do TC deve ser maior do que:

  • A máxima corrente de carga nominal prevista para o consumidor, inclusive a previsão de futuros aumentos de carga;
  • A relação entre o maior nível de curto-circuito no ponto do TC e o Fator de Sobrecorrente (Fs).

Como dimensionar um transformador de potencial?

Potência Homologada: A fórmula para encontrar a potência do transformador necessário em KVA é: PT= (PI*FD*PAC)/FP. Considerando, por exemplo, uma fábrica com 500 Kw de potência instalada, temos o seguinte cálculo: PT =(500*0,8*1,3)/0,92. Portanto o transformador precisaria ser de, no mínimo, 565 KVA.

Como funciona o transformador de corrente TC?

Um transformador de corrente (abreviadamente TC) é um equipamento que reproduz, no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário, com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada.

Quais são os tipos de transformadores de corrente?

Existem três tipos básicos de transformadores de corrente: enrolamento, toroidal e barra. Transformador de Corrente Enrolamento – O enrolamento primário do transformador é fisicamente conectado em série com o condutor que transporta a corrente medida que flui no circuito.

Como funciona o TC?

Um transformador de corrente (abreviadamente TC) é um equipamento que reproduz, no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário, com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada.

Qual TC usar?

Os Transformadores de corrente (TCs) mais utilizados são os de corrente nominal, onde seus enrolamentos primários possuem uma quantidade menor de espiras, já no secundário possuem uma quantidade maior de enrolamentos, porém com fios mais finos.

Como calcular a dimensão do transformador?

Para otmizaçao dos cálculos existe um uma formula matemática para melhoria do dimensionamento do transformador chamada fator de projeto que e um valor contido entre 6 > 9. 2 passo : execute o seguinte calculo para se obter o a dimensão do núcleo do transformador usando o fator de projeto mostrado anteriormente .

Como funciona o transformador de corrente?

Transformador de corrente com vários enrolamentos primários distintos e isolados separadamente. Transformador de corrente com vários enrolamentos secundários isolados separadamente e montados cada um em seu próprio núcleo, formando um conjunto com um único enrolamento primário, cujas espiras (ou espira) enlaçam todos os secundários.

Qual a potência de um transformador?

O dimensionamento básico da potência de um transformador segue o princípio de que sua potência tem que ser igual ou maior que a potência da carga que será alimentada. Quando a carga em questão é composta por um ou mais motores, algumas precauções devem ser tomadas.

Quais são as definições do transformador?

Nele são apresentadas definições, análise das cargas presentes no sistema de distribuição, métodos para o dimensionamento de transformadores, ferramentas para a análise e comparação de alternativas de forma econômica, passível de ser aplicável não somente a transformadores, mas a qualquer investimento na rede de distribuição.

Postagens relacionadas: