Como acabar com a salinidade do solo?
Índice
- Como acabar com a salinidade do solo?
- O que é um solo salino?
- Quem provoca a salinização do solo?
- O que é salinização e quais são os seus efeitos no solo?
- Como é possível controlar a salinidade dos solos?
- Quando ocorre a salinização do solo?
- Qual a região mais propensa a sofrer com salinização?
- Por que a salinização do solo prejudica a produtividade das plantas?
Como acabar com a salinidade do solo?
Sob condições irrigadas, muitas vezes, os sais podem elevar a salinidade do solo, tornando-a mais salina. Com o aumento na quantidade de água aplicada em cada irrigação, o nível de salinidade do solo pode ser reduzido devido ao aumento do volume de água percolado abaixo da região radicular da cultura (Petersen, 1996).
O que é um solo salino?
Os solos salinos ocorrem em locais onde o lençol freático é rico em águas salinas que por capilaridade ascendem na superfície do perfil com restrição de drenagem.
Quem provoca a salinização do solo?
As principais causas da salinização nas áreas irrigadas são os sais provenientes de água de irrigação e/ou do lençol freático, quando este se eleva até próximo à superfície do solo.
O que é salinização e quais são os seus efeitos no solo?
A salinização do solo é um processo de acumulação de sais minerais (Na+, Ca2+, Mg2+, K+, etc.) na terra. Esse aumento de concentração de sais prejudica as propriedades do solo e consequentemente o crescimento das plantas.
Como é possível controlar a salinidade dos solos?
Nesse caso, é preciso adotar medidas para o controle da salinidade dos solos e também dos recursos hídricos empregados na irrigação, controlando, inclusive, a quantidade de água que abastece as lavouras, com diversos métodos, tais como o gotejamento ou a reutilização.
Quando ocorre a salinização do solo?
A salinização ocorre quando a concentração de sais solúveis no solo se eleva ao ponto de prejudicar o rendimento econômico das culturas.
Qual a região mais propensa a sofrer com salinização?
No Brasil, a região Nordeste e algumas localidades litorâneas são as mais propensas a sofrer com a salinização, o que demanda uma série de medidas públicas e individuais para conter ou evitar sua ocorrência. Compartilhe!
Por que a salinização do solo prejudica a produtividade das plantas?
Muito comum no semiárido brasileiro, principalmente na região Nordeste, a salinização do solo prejudica a germinação, densidade e desenvolvimento vegetativo das culturas, além de reduzir a produtividade e nos casos mais graves, pode levar à morte das plantas.