Como reduzir espasticidade fisioterapia?
Índice
- Como reduzir espasticidade fisioterapia?
- Qual a finalidade do tratamento fisioterapêutico na espasticidade?
- O que a espasticidade causa?
- O que é espasticidade leve?
- Para que serve Ziclague?
- O que pode causar a distonia?
- Quais são os remédios para a espasticidade?
- Como funciona o fisioterapeuta?
- Como fazer os exercícios de fisioterapia?
- Quais são os recursos terapêuticos para o tratamento da espasticidade?
Como reduzir espasticidade fisioterapia?
Na espasticidade, é comum a aplicação de técnicas como a crioterapia. A medida consiste na aplicação de frio nos músculos para retardar os reflexos que provocam a contração. Também é possível a aplicação de calor, que reduz a dor pelo relaxamento temporário do músculo.
Qual a finalidade do tratamento fisioterapêutico na espasticidade?
O tratamento fisioterápico visa à inibição da atividade reflexa patológica para normalizar o tônus muscular e facilitar o movimento normal, devendo ser iniciado o mais breve possível.
O que a espasticidade causa?
A espasticidade é um distúrbio frequente nas lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal). Tem potencial incapacitante, podendo produzir dificuldades funcionais, deformidades e dor.
O que é espasticidade leve?
Espasticidade muscular consiste em um distúrbio no controle muscular, caracterizado por tensão, rigidez, aumento dos reflexos dos tendões e incapacidade de controlar os músculos.
Para que serve Ziclague?
Ziclague é destinado ao tratamento coadjuvante nos estados de espasticidade muscular.
O que pode causar a distonia?
A distonia é caracterizada por contrações musculares involuntárias de longa duração (contínua) que podem forçar as pessoas a posições anormais, por exemplo, fazendo com que todo o corpo, o tronco, os membros ou o pescoço se torçam. A distonia pode ser resultante de uma mutação genética, uma doença ou um medicamento.
Quais são os remédios para a espasticidade?
1. Remédios. Normalmente são utilizados remédios para espasticidade, como baclofeno ou diazepam, que ajudam os músculos a relaxar e aliviam os sintomas de dor, por exemplo. Outros remédios que também podem ser indicados são benzodiazepínicos, clonidina ou tizanidina, que reduzem a transmissão de estímulos e facilitam o relaxamento muscular.
Como funciona o fisioterapeuta?
Cabe ao neurologista dar as primeiras orientações sobre o tratamento do paciente, apontando as áreas do cérebro afetadas e as medicações prescritas. A partir disso, o fisioterapeuta inicia o plano terapêutico, adaptando exercícios e intervenções de acordo com as causas neurológicas. A condição não tem cura.
Como fazer os exercícios de fisioterapia?
Os exercícios de fisioterapia devem ser feitos 2 vezes por semana, pelo menos, com um fisioterapeuta e pode-se fazer os exercícios ensinados todos os dias em casa. Este tratamento serve para reduzir os sintomas de espasticidade e facilitar a realização das atividades diária.
Quais são os recursos terapêuticos para o tratamento da espasticidade?
Após a análise da literatura foi possível observar que existem vários recursos fisioterapêuticos para o tratamento da espasticidade, dentre eles o Conceito Neuroevolutivo Bobath, que tem como conceito a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais.