Como eu sei que estou com dengue hemorrágica?

Índice

Como eu sei que estou com dengue hemorrágica?

Como eu sei que estou com dengue hemorrágica?

Após a melhora da febre, aparecem um ou mais dos sinais abaixo:

  1. Dor intensa na barriga.
  2. Vômitos persistentes.
  3. Acúmulo de líquidos nas cavidades do corpo (abdômen, coração e pulmão)
  4. Sangramentos.
  5. Apatia ou irritação.
  6. Tontura ao levantar.
  7. Aumento do fígado.
  8. Aumento da concentração do sangue.

Quais são os sinais de choque na dengue?

Sinais de choque a) hipotensão arterial; b) pressão arterial convergente (PA diferencial < 20mmHg); c) extremidades frias, cianose; d) pulso rápido e fino; e) enchimento capilar lento (> 2 segundos).

Porque o vírus da dengue provoca sangramento?

A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com o vírus da dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. Existem quatro tipos de vírus causador da dengue com quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Qual é o tratamento para dengue hemorrágica?

O tratamento da dengue hemorrágica, que é a principal complicação da dengue, deve ser feito no hospital com uso de soro diretamente na veia e medicamentos para interromper a hemorragia e aumentar as plaquetas, que são componentes do sangue responsáveis pela coagulação sanguínea e interrupção da hemorragia.

Quanto tempo dura a dengue hemorrágica?

Os sintomas da dengue hemorrágica duram, em média, de 7 a 10 dias e os sinais de choque podem iniciar de 3 a 5 dias após o início destes sintomas, sendo a fase mais grave deste tipo da doença.

Como é a dor abdominal na dengue?

Dor abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdome é tocado; Vômitos persistentes; Acúmulo de líquidos; Sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas);

Qual o tipo de choque da dengue?

No dengue clássico segundo os tratados e manuais podem ocorrer fenômenos hemorrágicos que geralmente são leves, do tipo epistaxe e gengivorragia, mas que podem apresentar-se tão intensos a ponto de levar ao choque hipovolêmico37.

O que é a síndrome do choque da dengue?

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência.

O que acontece quando a dengue ataca o fígado?

A dengue, quando não tratada corretamente, pode causar hepatite e/ou insuficiência hepática aguda, que são doenças que acometem o fígado, levando a alterações no funcionamento do órgão. Nos casos mais graves, estas doenças podem levar a danos irreversíveis no fígado, podendo ser necessário um transplante.

Quais as possíveis complicações da dengue?

Complicações da Dengue Como consequência, aumenta o risco de dengue hemorrágica, de choque circulatório, complicações viscerais, como hepatite e encefalite, entre outras, que se não tratadas a tempo podem levar à morte.

Qual a origem da dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica é uma reação grave do organismo ao vírus da dengue, que leva ao aparecimento de sintomas mais sérios que a dengue clássica e que podem colocar em risco a vida da pessoa, como alteração dos batimentos cardíacos, vômitos persistentes e sangramentos, que podem ser nos olhos, gengiva, ouvidos e/ou nariz.

Como a dengue se manifesta no nosso organismo?

Aqui, vamos falar especificamente da forma como a dengue se manifesta no nosso organismo. A primeira coisa que você deve saber é que após a picada do mosquito há o período de incubação do vírus da dengue dentro do organismo, que costuma durar de 5 a 7 dias, mas que pode chegar a até duas semanas.

Quais são os sintomas da dengue clássica?

A dengue hemorrágica é mais frequente em pessoas que apresentam dengue pela 2ª vez, e pode ser diferenciada dos outros tipos de dengue por volta do 3º dia com o surgimento de hemorragias após o aparecimento dos sintomas da dengue clássica, como dor no fundo dos olhos, febre e dor pelo corpo. Veja quais os outros sintomas comuns da dengue clássica.

Como é feito o diagnóstico da dengue?

O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem). A sorologia é feita pela técnica MAC ELISA, por PCR, isolamento viral e teste rápido.

Postagens relacionadas: