Como se cria a dengue?

Índice

Como se cria a dengue?

Como se cria a dengue?

O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver.

Qual é a história da dengue?

O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.

Como ocorre a infecção da dengue?

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Qual é a doença que o mosquito da dengue da?

A dengue: Essa doença transmitida pelo mesmo mosquito manifesta alguns sintomas muito similares aos do zika vírus. No início aparecem febre e dores musculares. No entanto, no caso da dengue a febre é muito alta e as dores nas articulações muito fortes, quase insuportáveis em alguns casos.

Como surgiu a dengue hemorragica?

Já a síndrome do choque hemorrágico da dengue surgiu de forma epidêmica pela primeira vez na Tailândia em 1958. Coube a Albert Sabin o isolamento pela primeira vez do vírus da dengue: o tipo I na área do mediterrâneo durante a II Guerra Mundial, e o tipo II na região do Pacífico.

Como e onde o mosquito da dengue se reproduz?

A fêmea do mosquito deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água limpa e parada. Dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas e dias depois chegam na fase da pupa. Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término, se transformam em mosquitos adultos. Veja aqui o 29º boletim da dengue.

Quando surgiu a dengue hemorrágica?

Já a síndrome do choque hemorrágico da dengue surgiu de forma epidêmica pela primeira vez na Tailândia em 1958. Coube a Albert Sabin o isolamento pela primeira vez do vírus da dengue: o tipo I na área do mediterrâneo durante a II Guerra Mundial, e o tipo II na região do Pacífico.

Quanto tempo a pessoa fica com dengue?

Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

Por que a dengue é uma doença única?

Esta abordagem enfatiza que a dengue é uma doença única, dinâmica e sis- têmica. Isso significa que a doença pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e que os óbitos não ocorram.

Qual a nova classificação de caso de dengue?

A partir de janeiro de 2014 o Brasil adotará a nova classificação de caso de dengue revisada da Organização Mundial de Saúde (detalhamento anexo I):  dengue,  dengue com sinais de alarme, e  dengue grave. 2.

Qual a causa principal do óbito por dengue?

Pacientes com dengue e co- morbidades que evoluirem para óbito durante o curso da doença, a causa principal do óbito dever ser considerada a dengue. Nota: Recomenda-se que os óbitos por dengue sejam revisados por uma comissão interdisciplinar e deve ter estudos laboratoriais específicos para dengue.

Como fazer o tratamento da dengue?

O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea. A pessoa deve ficar em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

Postagens relacionadas: