Como diferenciar o se partícula Apassivadora do SE índice de indeterminação do sujeito?

Índice

Como diferenciar o se partícula Apassivadora do SE índice de indeterminação do sujeito?

Como diferenciar o se partícula Apassivadora do SE índice de indeterminação do sujeito?

Uma regra básica destaca a diferença entre os dois: Partícula Apassivadora: pronome apassivador + verbo transitivo direto ou direto e indireto. Exemplo: Pouparam-se os investimentos. Índice de Indeterminação do Sujeito: pronome “se” + verbo intransitivo, transitivo direto ou ainda verbo de ligação.

Qual o nome dado a palavra se quando ela está acompanhada de um verbo e não é um pronome Apassivador?

ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO PRONOME.

Como saber se o se é partícula Apassivadora?

A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.

Quais as duas formas de indeterminação do sujeito?

A língua portuguesa indetermina o sujeito de duas maneiras:

  • Empregando o verbo na 3. ª pessoa singular ou plural, sendo este último caso o mais comum, sem referência a pessoas determinadas: ...
  • Empregando o pronome se junto ao verbo, de modo que a oração passe a equivaler a outra que tem por sujeito alguém, a gente:

Qual é a função do se em não sei se ela vem?

5 – (UFPR) – Qual é a função do SE em “Não sei se ela vem”? a) conjunção subordinativa condicional. ... A partícula SE será conjunção subordinativa integrante quando iniciar uma oração que completa o sentido de outra.

O que é um pronome Apassivador?

PRONOME APASSIVADOR ou PARTÍCULA APASSIVADORA: Apresenta-se na formação da voz passiva sintética, com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos; com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora.

Qual o índice de indeterminação do sujeito?

Índice de Indeterminação do Sujeito. O pronome “se”, entre outras funções, serve para indeterminar o sujeito. O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não se quer ou não se pode identificar, o que pode acontecer de duas maneiras: 1) na presença de verbo (na 3.ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, ...

Como funciona o pronome “S”?

O pronome “s” não se restringe a uma partícula apassivadora. Ele também é utilizado de modo a indeterminar o sujeito. Vários casos acabam gerando dúvidas acerca de quando o “se” funciona como pronome apassivador ou de indeterminação do sujeito. Uma regra básica destaca a diferença entre os dois:

Qual a diferença entre os dois pronomes?

Uma regra básica destaca a diferença entre os dois: Partícula Apassivadora: pronome apassivador + verbo transitivo direto ou direto e indireto. Exemplo: Pouparam-se os investimentos. Índice de Indeterminação do Sujeito: pronome “se” + verbo intransitivo, transitivo direto ou ainda verbo de ligação. Exemplo: Ouve-se o uivo dos lobos na montanha.

Postagens relacionadas: