Como dimensionar o cabo de proteção?

Índice

Como dimensionar o cabo de proteção?

Como dimensionar o cabo de proteção?

De acordo com a NBR 5410, item 6.4.3.1.3, a seção do condutor de proteção pode ser determinada através da tabela 58. Portanto, a seção do condutor Terra utilizada no circuito será determinada pela seção do condutor fase dimensionada.

Como é feito o dimensionamento dos condutores de proteção?

Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.

  1. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.
  2. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
  3. Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.

Qual a seção mínima do condutor de proteção?

Para circuitos de iluminação, a seção mínima deve ser de 1,5mm2; Para circuitos de força (que inclui tomadas de corrente), a seção mínima deve ser de 2,5mm2; Para circuitos de sinalização e circuitos de controle, a seção mínima deve ser de 0,5mm2.

Qual a cor do Cabo de aterramento?

Um bom aterramento combinado com equipamentos específicos de proteção, como é o caso do diferencial residual ( clique aqui para ler sobre ele), oferecem condições seguras para toda a instalação e seus usuários. Fio terra, para que serve e como fazer? 1 Fio terra, para que serve e como fazer? 6 Qual a cor do cabo de aterramento?

Como funciona este esquema de aterramento?

Este esquema possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da fonte, ou seja, os equipamentos são aterrados com uma haste própria, diferente da usada para o neutro.

Como funciona o aterramento temporário?

Esse dispositivo é composto por cabos condutores (quatro condutores ligados em estrela), grampos e conectores de aterramento, e bastão de aterramento. O aterramento temporário deve ser instalado após o devido bloqueio e constatação de ausência de tensão do circuito que passará pela manutenção.

Como se faz a instalação do aterramento?

A norma ABNT NBR 5410, que trata de instalações elétricas residenciais, reforça a importância de se fazer a instalação do aterramento, tanto residencial quanto industrial “todo circuito deve dispor de condutor de proteção, em toda sua extensão”.

Postagens relacionadas: