Como fazer o dimensionamento de lajes?

Índice

Como fazer o dimensionamento de lajes?

Como fazer o dimensionamento de lajes?

Pré-dimensionamento de lajes Para se ter uma primeira alternativa de altura de uma laje maciça, basta dividir o seu menor vão por 40, evitando alturas inferiores a 7 cm em lajes de piso comuns e 12 cm em lajes que suportem o tráfego de veículos.

Qual é o melhor tipo de laje?

isopor A maior vantagem da laje de isopor é a diminuição da carga na estrutura. O material é leve sem oferecer riscos à segurança da obra. Quando o material comprado é de qualidade, não existe perigo nenhum no deslocamento sobre a laje.

Qual a contribuição da primeira laje?

Admite-se que a contribuição da primeira laje, que está em contato com o solo, e da última laje, a mais superior, seja de apenas 500 kgf/m 2.

Qual a altura mínima para uma laje de piso em balanço?

Pré-dimensionamento das lajes. Para o pré-dimensionamento das lajes, dividiremos o menor vão da laje por 40 a fim de estimar a altura da mesma. Com exceção da laje L5 (pré-dimensionada com 10 cm), todas as demais foram consideradas com 8 cm de espessura (dimensão mínima para lajes de piso não em balanço).

Qual a altura útil de uma laje maciça?

1/12 do vão para tramos internos de vigas contínuas; 1/10 do vão para tramos externos de vigas contínuas ou vigas biapoiadas; 1/5 do vão para balanços. Uma forma de estimar a altura útil de uma laje maciça estava presente na ABNT/NBR: 6118 (1980) e é apresentada na seguinte equação:

Qual a área de influência de cada laje?

Considera-se que cada m 2 de área de influência de cada laje contribuirá com 1000 kgf de carga para o pilar, aí estando incluídos o peso próprio da laje, o peso das paredes e revestimentos e as cargas acidentais.

Postagens relacionadas: