O que é o hormônio cortisol?

Índice

O que é o hormônio cortisol?

O que é o hormônio cortisol?

O cortisol é o principal hormônio glicocorticóide secretado pelo córtex adrenal. Suas funções fisiológicas incluem a regulação do metabolismo de carboidrato e distribuição de água e eletrólitos. O cortisol também tem atividade imunossupressora e antiinflamatória.

O que faz o cortisol no organismo?

Porém, o cortisol não serve apenas para te deixar estressado. Entre suas funções, está: reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter constantes os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial.

Como diminuir a produção de cortisol?

Quando isso acontece, a pessoa se sente ansiosa e estressada, além de apresentar uma tendência a ganhar peso. É essencial agir, caso note um ou todos esses sintomas. Reduzir a produção de cortisol não só tem um efeito positivo sobre a sua saúde geral, como pode deixá-lo mais relaxado e equilibrado.

Como controlar os níveis altos de cortisol?

O controle deste hormônio é feito com atividade física e consumo de alimentos que controlam o estresse e o açúcar do sangue, como inhame, aveia, ovo, linhaça e leite e derivados, por exemplo. Entretanto, quando os níveis altos de cortisol são graves, é necessário o tratamento a base de remédios ou até cirurgia, orientados pelo endocrinologista.

Quais são os efeitos do cortisol no corpo?

Possíveis sintomas e efeitos no corpo. Ao ser produzido nas glândulas supra-renais, o cortisol é liberado na circulação para o efeito de regular as funções do organismo. Porém, quando em excesso, e por um longo período, pode causar consequências ruins como:

Qual a consequência do cortisol alto?

O aumento de peso é uma das consequências mais notáveis do cortisol alto, conforme afirma essa pesquisa realizada pela Universidade da Fronteira (Chile). Para tratá-lo o mais importante é a alimentação. O consumo de alguns alimentos pode ser de grande ajuda: Alimentos que contenham fenilalanina.

Postagens relacionadas: