Qual a importância da dança para inclusão social?

Índice

Qual a importância da dança para inclusão social?

Qual a importância da dança para inclusão social?

Falando sobre a inclusão social, a dança é um meio de promover a socialização, o respeito, o direito à individualidade, limites, entre outros quesitos que são explorados nos PCNs (BRASIL, 2001). ... Para Lima e Bosque (2010), ensinar a dança para pessoas cujo corpo apresenta uma deficiência é muito importante.

Como a dança pode ser utilizada como instrumento de inclusão?

Através da análise dos dados obtidos, podemos concluir que a dança, enquanto instrumento favorecedor da inclusão social, é de grande relevância; uma vez que, além de condicionar fisicamente o organismo, também aguça os sentidos, promove uma melhor consciência corporal, constrói sentimentos, leva à superação de ...

Como a dança pode ajudar pessoas com deficiência?

Para além de todos os benefícios que a dança traz para o corpo, como a melhora da resistência física, aumento da flexibilidade e definição do tônus muscular, ela também ajuda a adquirir mais consciência sobre o próprio corpo, algo fundamental para uma pessoa com deficiência.

Qual a importância da inclusão da dança?

Podendo ser de grande importância para o desenvolvimento motor do indivíduo portador de alguma deficiência ou não, pois o contato com a dança possibilita os mais variados estímulos para a experimentação de movimentos, enriquecendo e auxiliando o desenvolvimento corporal dos alunos.

Em que a dança pode contribuir para a sociedade?

A dança tem uma grande contribuição no desenvolvimento cognitivo do ser humano, trazendo uma carga de sociabilidade e relacionamento enquanto pessoa no meio. ... A dança bem aplicada, na forma de trabalhar o corpo, faz com que a coordenação motora seja inserida no aprendizado de quem a pratica.

O que significa dança de inclusão?

Toda dança, basicamente, dá forma ao movimento e, por isso, pode ser considerada uma forma de manifestação artística. ... A proposta da DANÇA INCLUSIVA é oferecer meios que permitam que TODOS façam dança, sendo o foco principal a capacidade e, não a limitação.

Por que a dança pode ser uma forma de comunicação e de inserção social para pessoas com deficiência?

A dança pode ser uma forma de comunicação pelo simples fato de poder ser considerada teatral, ou seja, pode ser feita dela, uma especie de demonstração sobre um assunto específico. por esse motivo, é uma maneira de entreter e passar uma mensagem aos deficientes, pois chama a atenção fazendo com que absorvam mensagem.

O que pode ser feito para ajudar pessoas com deficiência?

Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.

Que tipo de dança existe para pessoas com deficiência e qual a deficiência que ela prioriza?

A Dança Esportiva Cadeira de Rodas (DECR) teve início no Brasil a partir de 1990, sendo uma modalidade voltada, especificamente, às pessoas com deficiência física usuárias de cadeira de rodas, tendo como finalidade a competição e o alto rendimento dos bailarinos (FERREIRA; FERREIRA, 2004).

Qual é a importância da dança?

A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.

Quais os benefícios da dança?

A dança possibilita trabalhar aspectos como a criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da atividade em si, contribuindo assim, na consciência corporal, comunicação, bem-estar, entre outros benefícios.

Como a dança promove a socialização?

A dança como um instrumento de socialização. Uma das principais características da dança é a promoção da integração entre as pessoas, independentemente da sua cor, idade ou condição social. Nesse ponto, podemos afirmar que a dança promove a cidadania e evidencia o direito que todas as pessoas têm de expressar duas ideias, vontades e sentimentos.

Por que a dança pode ser para todos?

Ao proporcionar mais autonomia e autoestima para seus adeptos, podemos dizer que apesar das limitações, a dança pode e deve ser para todos. Qualquer pessoa, em qualquer situação, é capaz dançar e explorar novos sentimentos, hábitos, prazeres e, sobretudo, emoções. O poder da dança é enorme, e não existem limites que não possam ser ultrapassados!

Quais são os quesitos da dança?

Falando sobre a inclusão social, a dança é um meio de promover a socialização, o respeito, o direito à individualidade, limites, entre outros quesitos que são explorados nos PCNs (BRASIL, 2001).

Postagens relacionadas: