Quando a depressão foi considerada doença?
Quando a depressão foi considerada doença?
Apenas em meados do século 19 os distúrbios mentais foram reconhecidos como doença e o primeiro DSM só surgiu em 1952. Anteriormente, casos de depressão e loucura estavam associados a mitos e superstições. O livro A história da Melancolia (Editora Artmed, 2016) relata esse percurso.
Como era visto a depressão antigamente?
Na antiguidade, a melancolia foi definida por Hipócrates como mêlas = negro e kholê = bile (Melankholia = bile negra) sendo considerada um dos humores do corpo humano, assim como a bile amarela, o sangue e a fleuma, e poderia gerar “problemas” caso houvesse desequilíbrio desses componentes do corpo humano.
Como os antigos filósofos pensavam sobre a depressão?
Hipócrates, há 2,5 mil anos, descrevia a depressão nos mesmos termos com que a descrevemos hoje. Além disso, dizia que era uma disfunção orgânica do cérebro, melhor disparada por fatores externos. Já Platão afirmava que era um problema filosófico, melhor resolvido por meio de conversas.
Como foi a descoberta dos antidepressivos?
Um grande avanço veio com a descoberta – por acaso – dos antidepressivos. Na década de 1950, percebeu-se que a isoniazida, enzima usada para tratar tuberculosos, produzia nos doentes uma inesperada sensação de ânimo e bem-estar. Uma reação similar foi notada com a inipramina, um antialérgico.
Qual a origem do conceito de depressão?
Desse modo, a história do conceito de depressão tal como o concebemos na atualidade tem seu início no século XVII. Entretanto, sua origem pode ser inferida a partir das men - ções de alterações de humor ao longo da história, sobretudo nas referências ao es- tado conhecido como melancolia.1.
Qual o tratamento para a depressão?
Depressão é uma doença que exige acompanhamento médico sistemático. Quadros leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico. Nos outros mais graves e com reflexo negativo sobre a vida afetiva, familiar e profissional e em sociedade, a indicação é o uso de antidepressivos com o objetivo de tirar a pessoa da crise.
Como funcionam os antidepressivos?
Há casos de depressão que exigem a associação de outras classes de medicamentos – os ansiolíticos e os antipsicóticos, por exemplo – para obter o efeito necessário. Vídeo: Dr. Drauzio explica como funcionam os antidepressivos, explica como eles devem ser usados e como proceder quando é hora de interromper o tratamento.