Como a dieta influencia no processo de desenvolvimento da cárie?

Índice

Como a dieta influencia no processo de desenvolvimento da cárie?

Como a dieta influencia no processo de desenvolvimento da cárie?

A dieta assume uma grande importância na etiologia da doença cárie dentária, pois, além de fornecer o principal substrato, influencia na produção de ácidos, no tipo e quantidade de biofilme bacteriano, na composição de microorganismos, e na qualidade e quantidade de secreção salivar.

Qual a relação das cáries dentais com a nossa alimentação?

açúcar: como todos sabem, o principal causador das cáries é o açúcar. Alimentos com grandes quantidades dessa substância provocam a queda do pH do dente, além da desmineralização do esmalte e posteriormente as cáries.

Qual a relação da dieta e biofilme?

Uma dieta cariogênica leva à formação de biofilme (agregado de bactérias) que tem como resultado do seu metabolismo glicolítico a produção de ácido lático. Este produto bacteriano acarreta a redução do pH da saliva, ou seja, torna o meio mais ácido, levando à ocorrência de perdas minerais do dente.

Qual a importância do flúor na relação de dieta e cáries dentárias?

O aumento da exposição ao flúor também é um fator de grande relevância no controle da cárie dentária. Independente da fonte, a exposição ao flúor associada a outras medidas preventivas podem se responsáveis por um relativo controle de lesões cariosas.

Porque arroz causa cárie?

Os alimentos abundantes em carboidratos são ricos em amido e composto mais simples que são facilmente convertidos como possíveis causas para a cárie. Alguns exemplos são massas, pães, batata, arroz e salgadinhos.

O que é dieta cariogênica?

O termo “dieta cariogênica” é empregado para representar o consumo de alimentos e bebidas que podem contribuir para o desenvolvimento de cáries e prejudicar a saúde bucal. Contudo, ao contrário do que a maioria pensa, o açúcar não é a única fonte cariogênica.

Quais alimentos que causam cárie?

Alimentos ricos em carboidratos Alguns alimentos ricos em carboidratos, principalmente que contêm amido, como batata, pão, feijão branco, macarrão e cereais ficam mais facilmente nos dentes, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias e ao surgimento de cáries.

Qual alimento causa cárie?

Alimentos ricos em sacarose (como doces, bolos, balas, chocolates, etc.) contribuem para a formação da doença cárie, modificando o pH na cavidade oral, e promovendo a proliferação dos micro-organismos”, destaca Beatriz.

Qual a relação entre a placa bacteriana e as lesões cariosas ativas?

Os autores concluíram que a presença de cavidade cariosa possuiu associação com a “atividade de cárie“ do indivíduo, ou incremento de novas lesões de cárie. Outros fatores avaliados na literatura quanto à sua associação com lesões cariosas proximais são a placa bacteriana e a condição inflamatória gengival.

Qual a relação entre consumo de carboidratos e as cáries e doenças periodontais?

Uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, favorece muito o aparecimento das cáries. “Isso acontece porque esses alimentos dão "combustível" para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, ocasionando as cáries”, explica o profissional.

Postagens relacionadas: