Como eu sei que a dengue está acabando?

Índice

Como eu sei que a dengue está acabando?

Como eu sei que a dengue está acabando?

As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente na mesmo momento que a febre costuma melhorar. Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.

Como é possível ter dengue mais de uma vez?

É possível ter dengue mais de uma vez. Uma segunda infecção traz maior risco de desenvolver uma forma mais severa. A dengue é mais comum em áreas subtropicais e tropicais, como a América Central e do Sul, partes da África, partes da Ásia, Caribe e Pacífico.

Quando começa a transmissão da dengue?

O processo de transmissão da dengue começa a partir de uma pessoa já infectada com o vírus. Entre um dia antes da febre até o sexto dia da doença, ela se torna transmissível, mas somente quando o mosquito Aedes aegypti pica o infectado. Depois disso, o mosquito leva consigo o vírus.

Será que a dengue é obrigatória pela segunda vez?

A dengue "hemorrágica" é obrigatória em que tem a doença pela segunda vez? Não. O risco é maior do que na primeira infecção, mas a imensa maioria das pessoas que têm a doença pela segunda ou terceira vez não apresenta a forma grave da dengue.

Quais são os tipos de vírus da dengue?

Até quatro vezes, pois existem quatro tipos diferentes do vírus da dengue (1, 2, 3 e 4). No Rio de Janeiro, até agora, existem os tipos 1, 2 e 3. Cada vez que a pessoa tem dengue por um tipo, fica permanentemente protegido contra novas infecções por aquele tipo. É por isso que só se pode ter dengue quatro vezes.

Postagens relacionadas: