Como diminuir os cornetos nasais sem cirurgia?

Índice

Como diminuir os cornetos nasais sem cirurgia?

Como diminuir os cornetos nasais sem cirurgia?

Tratamento clínico da rinite com medicação e spray nasal pode reduzir o tamanho dos cornetos sem necessidade de cirurgia. Quando o tratamento não tem resultado satisfatório, a cirurgia pode auxiliar.

Onde fica o corneto no nariz?

Os cornetos, ou conchas nasais, são estruturas das paredes laterais do nariz, composta por mucosa, tecido esponjoso e osso, que servem para aquecer e umidificar o ar em sua passagem pela cavidade nasal, como um radiador.

Qual a função dos cornetos?

Uma das funções dos cornetos é a de dificultar a passagem do ar para o restante das vias aéreas. Esta dificuldade causa uma mudança do fluxo do ar de laminar para um fluxo chamado turbilhonar. Este fluxo faz com que o ar choque-se mais vezes com as paredes da cavidade nasal e com os cornetos.

Como ocorre a regreção dos cornetos?

Com a correção do desvio, a tendência dos cornetos é voltarem ao tamanho adequado. Esta regreção ocorre de maneira natural (fisiológica). Casos em que há uma hipertrofia muito grave ou há calcificação deste corneto hipertrófico, esta regressão não ocorrerá de maneira adequada, sendo necessário a ressecção parcial dos cornetos.

Por que o tratamento medicamentoso pode levar a diminuição dos cornetos?

Nestes pacientes, muitas vezes somente o tratamento medicamentoso é suficiente para levar a uma diminuição dos cornetos, melhorando os sintomas de obstrução e da rinite. As medicações empregadas podem ser sistêmicas (por via oral) ou locais (intranasais).

Por que o ar choque com os cornetos?

Este fluxo faz com que o ar choque-se mais vezes com as paredes da cavidade nasal e com os cornetos. Isto leva o ar a ter maior contato com a umidade das mucosas e também a esquentar-se pelo contato dos cornetos. Os cornetos tem uma temperatura aumentada por serem bastante vascularizados.

Postagens relacionadas: