Como minimizar os efeitos colaterais da radioterapia?
Como minimizar os efeitos colaterais da radioterapia?
Náuseas e vômitos Para esses efeitos colaterais é importante evitar alimentos fritos ou gordurosos, preferindo alimentos mais secos, como torradas, pães e biscoitos ou então alimentos gelados, como gelatina, mingau, leite ou iogurte.
Qual a intensidade dos efeitos da radioterapia?
Por isso, e necessário realização de consulta semanalmente para acompanhamento e revisão do tratamento. A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área irradiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado.
Como começar o tratamento da radioterapia?
Lembre-se de que, antes de iniciar cada aplicação do tratamento da radioterapia, sua pele deve estar limpa, sem resíduos de quaisquer cremes ou pomadas! Evite banhos quentes; procure tomar banho com água morna e sabonete não perfumado, de preferência neutro.
Qual a finalidade da radioterapia externa?
Semelhante a radioterapia externa, é necessário uma consulta médica com um radio-oncologista para avaliar as condições físicas do paciente, exames prévios ou solicitar outros, caso necessário. Tem por objetivo orientar o paciente sobre os cuidados que ele deve ter antes de cada sessão e ao final do tratamento.
Como é feito o procedimento radioterápico?
O procedimento radioterápico tem início com o primeiro encontro do paciente com a equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento. Na primeira etapa, será definido o local a ser irradiado, bem como calculadas as doses de radiação. É feita uma espécie de tatuagem temporária sobre a pele para destacar os pontos importantes.