Quais fatores interferem na ação dos agentes teratogênicos?

Índice

Quais fatores interferem na ação dos agentes teratogênicos?

Quais fatores interferem na ação dos agentes teratogênicos?

A ação de um agente teratogênico sobre o embrião ou feto em desenvolvimento depende de diversos fatores, destacando-se: (1) estágio de desenvolvimento do concepto, (2) relação entre dose e efeito, (3) genótipo materno-fetal, e (4) mecanismo patogênico específico de cada agente (Wilson, 1977).

O que é um efeito teratogênico?

Um agente teratogênico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência (Dicke, 1989).

Que orientações são importantes a serem dadas ao paciente com hanseníase e aos seus familiares?

Deve ser feita uma inspeção de toda superfície corporal da pessoa, procurando identificar as áreas acometidas por lesões de pele. As áreas onde as lesões ocorrem com maior freqüência são: face, orelhas, nádegas, braços, pernas e costas, mas elas podem ocorrer, também, na mucosa nasal.

Qual o principal risco da gestação com exposição a substâncias teratogênicas nos 3 primeiros meses?

Podendo levar a conseqüências tais como: aborto, prematuridade, malformações, distúrbios do comportamento e/ou aprendizado e até alteração no crescimento do bebê.

Quais os principais fatores teratogênicos?

Doenças maternas como AIDS/HIV, depressão, diabetes mellitus, epilepsia, tuberculose, etc.

  • Drogas lícitas e ilícitas como álcool, cocaína, crack, ecstasy, maconha, nicotina, heroína, etc.
  • Infecções congênitas como doença de chagas, citomegalovirus, herpes zosters, rubéola, sífilis, toxoplasmose, varicela, etc.
  • Quais fatores teratogênicos podem influenciar na gestação?

    Resumo O fato de agentes ambientais, nomeadamente fármacos, infecções maternas, e agentes químicos ou físicos poderem causar danos ao embrião ou feto em desenvolvimento é um problema reconhecido principalmente a partir do século 20.

    Como os agentes teratogênicos agem?

    Os teratógenos agem através de um número relativamente limitado de mecanismos patogênicos, produzindo morte celular, alterações no crescimento dos tecidos (hiperplasia, hipoplasia ou crescimento assincrônico), interferência na diferenciação celular ou em outros processos morfogenéticos.

    O que são agentes teratogênicos exemplifique?

    Chamamos de agente teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (restrição de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental.

    Como é feito o tratamento de pacientes com hanseníase de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde?

    O tratamento da doença é realizado com a Poliquimioterapia (PQT), uma associação de antibimicrobianos, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

    Quais os cuidados que devemos ter com pessoas com hanseníase?

    Utilização de BCG - aplicação de duas doses da vacina BCG-ID a todos os contatos intradomiciliares dos casos novos de hanseníase, independente da forma clínica.

    Quando ocorre a discriminação?

    A discriminação acontece quando há uma atitude adversa perante uma característica específica e diferente. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, do seu gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação social, etc.

    Por que a discriminação não pode ser tida como um factor?

    A discriminação não pode ser tida como um factor entre muitos: é ao compreender os padrões discriminatórios a nível local, nacional, regional e global que se compreendem também as grandes falhas e os grandes passos para a frente de qualquer projecto de desenvolvimento.

    Qual a ideia da não-discriminação?

    Desde a sua criação, as Nações Unidas mantiveram nos seus conceitos e normas basilares a ideia da não-discriminação, patente em qualquer documento da organização relativa a direitos humanos e desenvolvimento.

    Qual a discriminação racial?

    A discriminação racial é das formas mais frequentes de discriminação, e consiste no ato de diferenciar, excluir e restringir uma pessoa com base na sua raça, cor, ascendência ou etnia.

    Postagens relacionadas: