O que é um pilar esbelto?
O que é um pilar esbelto?
Índices abaixo do limite, definido pela ABNT NBR 6118:2014, caracterizam os pilares curtos. Índices inferiores a 90 e superiores ao índice limite referem-se aos pilares medianamente esbeltos. Pilares com esbeltez entre são denominados esbeltos, e, acima de 140 tem-se os pilares muito esbeltos.
Como é feito o dimensionamento dos pilares?
O dimensionamento dos pilares é feito com base nos métodos do pilar padrão com curvatura e rigidez aproximadas, e outros métodos constantes da norma não são apresentados. São estudados os pilares de seção retangular e somente os de nós fixos (contraventados), com índice de esbeltez máximo até 90.
Qual a dimensão mínima do Pilar?
Outro aspecto importante trata da seção mínima do pilar: “Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm ². A antiga NBR-6118/1980 ou NB-1 estabelecia que a menor dimensão de pilares não cintados não poderia ser inferior a 20 cm, nem a 1/25 de sua altura livre.
Qual a dimensão do Pilar-parede?
O eurocode -1-1 2004), por exemplo, limita a maior dimensão “h” ao valor de 4 vezes a menor dimensão. Se essa relação ultrapassar 4 vezes o código europeu considera esse tipo de elemento como pilar-parede.
Qual a dimensão permitida para pilares?
Posteriormente em sua revisão de 2003 a norma manteve 12 cm como a menor dimensão permitida para pilares, indicando um coeficiente de ajuste de γn = 1,35 para solicitações finais de cálculo. Ou seja, era 10 cm, depois 12 cm e agora 14 cm.