Qual a relação entre diabetes e doença periodontal?
Índice
- Qual a relação entre diabetes e doença periodontal?
- Como qualquer tipo infecção Os problemas periodontais podem dificultar o controle do diabetes o paciente que não trata suas infecções bucais não consegue controlar a sua diabetes e Vice-versa Atualmente o diabetes é considerado um fator de classificação da doença periodontal conhecendo a correlação entre?
- Como a doença periodontal e o diabetes se correlacionam porque as duas doenças estabelecem uma via de mão dupla em relação ao processo de doença?
- Qual antibiótico poderia ser utilizado como auxiliar ao tratamento periodontal em um paciente diabético descompensado?
- Qual a classificação de risco do paciente diabético frente ao tratamento periodontal?
- Quais os fatores de risco para a doença periodontal?
- Qual a relação entre diabetes não controlado e progressão de doença periodontal?
- Como a diabetes afeta a saúde bucal?
- Qual o impacto do fumo com a doença periodontal?
- Quais são os cuidados que deveremos ter com os pacientes que apresentam diabetes mellitus quando realizamos um procedimento odontológico?
- Qual a relação entre o periodontal e o diabetes mellitus?
- Qual a doença periodontal mais prevalente?
- Quais os resultados do tratamento periodontal?
- Por que a doença periodontal afeta os portugueses?
Qual a relação entre diabetes e doença periodontal?
A doença periodontal é altamente prevalente nos indivíduos diabéticos. Nesses indivíduos, o controle deficiente do biofilme dental pode favorecer a instalação da doença periodontal com maior severidade e velocidade de progressão do que aquela observada em indivíduos não diabéticos.
Como qualquer tipo infecção Os problemas periodontais podem dificultar o controle do diabetes o paciente que não trata suas infecções bucais não consegue controlar a sua diabetes e Vice-versa Atualmente o diabetes é considerado um fator de classificação da doença periodontal conhecendo a correlação entre?
Como qualquer tipo infecção, os problemas periodontais podem dificultar o controle do diabetes. Da mesma forma que outras complicações do diabetes, a doença periodontal está ligada ao controle metabólico de modo bidirecional, ou seja, influenciando e sofrendo influência do diabetes.
Como a doença periodontal e o diabetes se correlacionam porque as duas doenças estabelecem uma via de mão dupla em relação ao processo de doença?
O diabetes mellitus descompensado pode influir na progressão da periodontite do mesmo modo que esta atua como fator complicador do controle metabólico da diabetes mellitus, pois a doença inflamatória periodontal pode aumentar a resistência à insulina de maneira similar à obesidade, gerando o que se denomina atualmente ...
Qual antibiótico poderia ser utilizado como auxiliar ao tratamento periodontal em um paciente diabético descompensado?
Geralmente, o antibiótico de escolha é a amoxicilina, que nos casos de pacientes diabéticos não controlados com infecção dental aguda, deve ter início antes do procedimento odontológico invasivo e ter continuidade por vários dias após (SOUSA et al., 2003).
Qual a classificação de risco do paciente diabético frente ao tratamento periodontal?
O nível de controle glicêmico do paciente está relaciona- do à presença e severidade da doença periodontal. Pacientes diabéticos pobremente controlados têm um maior risco de desenvolver periodontite, quando comparados a diabéticos bem controlados e não-diabéticos.
Quais os fatores de risco para a doença periodontal?
Causas e fatores de risco da periodontite
- Gengivite.
- Obesidade.
- Histórico familiar.
- Tabagismo.
- Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
- Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
- Diabetes.
Qual a relação entre diabetes não controlado e progressão de doença periodontal?
Pacientes diabéticos pobremente controlados têm um maior risco de desenvolver periodontite, quando comparados a diabéticos bem controlados e não-diabéticos. O grau de controle glicêmico do diabetes pode influenciar no resultado do tratamento da doença periodontal.
Como a diabetes afeta a saúde bucal?
A glicose alta no sangue facilita o crescimento de bactérias. Com isso, sua gengiva pode ficar vermelha, dolorida e inchada e pode sangrar quando você escova os dentes. Pessoas com diabetes podem desenvolver problemas dentários e gengivais se a glicose no sangue permanecer alta.
Qual o impacto do fumo com a doença periodontal?
Sabe-se que o fumo exerce um efeito negativo na integridade e saúde, tanto do periodonto de proteção, quanto no de sustentação; promovendo alterações nas reações vasculares, reduzindo a resposta cicatricial periodontal, e prejudicando as funções celulares defensivas contra patógenos orais.
Quais são os cuidados que deveremos ter com os pacientes que apresentam diabetes mellitus quando realizamos um procedimento odontológico?
Dentistas orientam que pacientes com diabetes façam visitas regulares ao dentista – no máximo, a cada seis meses – e mantenham uma boa higiene bucal. “A higienização bucal correta é a melhor aliada dos diabéticos na prevenção de doenças bucais, que podem aparecer pelos altos níveis de glicose no sangue”, diz Alfarano.
Qual a relação entre o periodontal e o diabetes mellitus?
A relação entre a doença periodontal e o diabetes mellitus. As evidências sobre os efeitos benéficos da terapia periodontal estão se acumulando. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam os temores de uma epidemia de diabetes mellitus em escala global.
Qual a doença periodontal mais prevalente?
A doença periodontal que habitualmente evolui de uma gengivite, sem dor, é considerada a patologia crónica oral mais prevalente no mundo. De acordo com o médico dentista, Paulo Marques, trata-se de uma patologia “inflamatória crónica de origem multifatorial” provocada pela acumulação da placa bacteriana.
Quais os resultados do tratamento periodontal?
Os resultados do tratamento periodontal (debridamento mecânico com ou sem a combinação de antibióticos) podem ter sido comprometidos por fatores como diabetes mal con- trolados ou não diagnosticados (grupos controle) ou falhas de randomização das amostras, mas todos eles obtiveram redução dos níveis de HbA1c como resultado final.
Por que a doença periodontal afeta os portugueses?
A doença periodontal é, a seguir à cárie dentária, a patologia oral que mais afeta os portugueses. Entre os principais fatores de risco, a par dos maus hábitos alimentares ou de uma higiene oral deficiente, estão as doenças metabólicas como a diabetes.