Qual a diferença entre uma dízima periódica e um número irracional?

Índice

Qual a diferença entre uma dízima periódica e um número irracional?

Qual a diferença entre uma dízima periódica e um número irracional?

Diferente dos números irracionais, as dízimas periódicas são números racionais. Apesar de apresentarem uma representação decimal infinita, podem ser representados por meio de frações. ... Portanto, as dízimas periódicas não são números irracionais.

Como distinguir uma dízima periódica de um número?

Dízima Periódica. As dízimas periódicas são números decimais periódicos, ou seja, apresentam um ou mais algarismos que se repetem na mesma ordem infinitamente. O algarismo que se repete é chamado de período.

Como identificar um número irracional?

Os números irracionais não podem ser escritos na forma de fração em que o numerador e o denominador sejam números que pertencem ao conjunto dos números inteiros. Exemplo de números irracionais: √5 = 2,23606797749978… √2 = 1,41421356237309…

Qual é a diferença entre uma dízima periódica simples e uma dízima periódica composta?

O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.

Como saber se uma dízima é composta ou simples?

Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.

Como se determina a fração geratriz?

Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.

Como identificar um número racional e irracional?

Os números racionais são todos os números que podem ser expressos em forma de fração. Os números irracionais são aqueles com uma quantidade ilimitada de algarismos não-periódicos e que não podem ser expressos como fração.

Postagens relacionadas: