Como a delegação de competência se assenta no poder hierárquico da administração pública cujo pressuposto é a relação de subordinação entre órgãos e agentes públicos é inadmissível a delegação de competência fora da linha vertical de Sobordinação e comando?
Índice
- Como a delegação de competência se assenta no poder hierárquico da administração pública cujo pressuposto é a relação de subordinação entre órgãos e agentes públicos é inadmissível a delegação de competência fora da linha vertical de Sobordinação e comando?
- O que é delegação de competência administrativa?
- Qual situação permite o sigilo dos atos administrativos?
- Pode ser objeto de delegação?
- É vedado avocar a competência de atos normativos?
- O que significa delegação de competência?
- O que é uma delegação de competência?
- O que se entende por delegação e avocação de competência?
- O que é o princípio da motivação?
- O que determina o princípio da publicidade?
- Qual é a delegação de competência?
- Por que a competência não se presume?
- Quais são os requisitos da delegação de poderes?
- Qual a legitimidade do ato de delegação?
Como a delegação de competência se assenta no poder hierárquico da administração pública cujo pressuposto é a relação de subordinação entre órgãos e agentes públicos é inadmissível a delegação de competência fora da linha vertical de Sobordinação e comando?
Como a delegação de competência se assenta no poder hierárquico da administração pública, cujo pressuposto é a relação de subordinação entre órgãos e agentes públicos, é inadmissível a delegação de competência fora da linha vertical de subordinação e comando.
O que é delegação de competência administrativa?
A delegação de competência na esfera administrativa É aspecto inerente às estruturas hierarquizadas a viabilidade de o superior hierárquico transferir ao inferior função que originariamente lhe foi cominada. Referido procedimento qualificação como “delegação de competência”.
Qual situação permite o sigilo dos atos administrativos?
Em Direito Administrativo vigora o princípio da publicidade. Assinale a situação abaixo que permite o sigilo dos atos administrativos. ... atos administrativos praticados em desamparo legal. quando for imprescindível à segurança da Sociedade e do Estado.
Pode ser objeto de delegação?
podem ser objeto de delegação os atos de caráter normativo expressamente constantes do ato, que deverá ser motivado. as decisões adotadas por delegação considerar-se-ão editadas pelo delegante.
É vedado avocar a competência de atos normativos?
Não podem ser objeto de delegação de competência a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva de órgão ou autoridade. ... É permitida a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.
O que significa delegação de competência?
Delegação de competência é, por natureza, um ato discricionário, sendo realizada por questões de conveniência e oportunidade na busca por uma administração pública mais eficiente.
O que é uma delegação de competência?
Delegação de competência é, por natureza, um ato discricionário, sendo realizada por questões de conveniência e oportunidade na busca por uma administração pública mais eficiente.
O que se entende por delegação e avocação de competência?
A avocação transfere o exercício da competência do órgão inferior para o órgão superior na cadeia hierárquica, enquanto a delegação transfere o exercício de competência do órgão superior para o inferior.
O que é o princípio da motivação?
O princípio da motivação e seus pressupostos Integra o regime jurídico administrativo o princípio da motivação que indica a necessidade de se explicitar o motivo e o fundamento jurídico dos comportamentos públicos.
O que determina o princípio da publicidade?
O princípio da publicidade vem do dever de divulgação oficial dos atos administrativos. Encarta-se, pois, no livre acesso dos indivíduos a informações de seu interesse e de transparência na atuação administrativa.
Qual é a delegação de competência?
No direito comparado, conceitua-se a delegação de competência como uma forma de desconcentração derivada, resultante de um ato da autoridade delegante, quando possível em face do ordenamento. [6] De fato, a desconcentração pode ocorrer de forma originária ou derivada.
Por que a competência não se presume?
“1. Competência não se presume, porque requer sempre texto legal expresso, ao contrário da capacidade, que é regra, sendo exceção a incapacidade; esta sim exige previsão expressa; 2.
Quais são os requisitos da delegação de poderes?
São três os requisitos que a delegação de poderes contém: a vigência da lei de habilitação, isto é, uma regra de atribuição de poderes para a prática de um acto de delegação; a existência de dois órgãos; e a prática de um acto de delegação de poderes, isto é, o acto pelo qual o delegante concretiza a delegação dos seus ...
Qual a legitimidade do ato de delegação?
Conclui-se, destarte, que a competência administrativa pode se originar de texto expresso contido na Constituição, na lei e em normas administrativas que a pormenorizem, ao que se acresce a legitimidade do ato de delegação administrativa.