Quais são as teorias da dor?
Índice
- Quais são as teorias da dor?
- Quanto aos mecanismos fisiopatológicos a dor pode ser classificada em?
- Como a dor é inibida?
- Como ocorre o mecanismo da comporta da dor?
- Quais os tipos de escalas de dor?
- Quais são os mecanismos de modulação da dor?
- Quais os três mecanismos de dor atualmente existentes?
- Como a dor pode ser classificada?
- Como ocorre o controle endógeno da dor?
- O que é uma dor irradiada?
- Como funciona a dor no corpo?
- Qual a causa da dor?
- Qual a causa da dor nos dedos?
- Como as dores estão ligadas a doenças?
Quais são as teorias da dor?
De acordo com a teoria comportamental, a dor "sensorial" é um reflexo (um respondente), enquanto que a dor "psicológica" é um ato instrumental (um operante). A teoria comportamental postula que nenhum tipo de dor é um processo interno - ambas as dores são comportamentos explícitos.
Quanto aos mecanismos fisiopatológicos a dor pode ser classificada em?
A dor pode ser classificada segundo a duração temporal e segundo a sua fisiopatologia, assim sendo existe dor aguda ou crónica, dor nociceptiva, neuropática ou psicogénica. Contudo independentemente do tipo de dor vivenciada, esta assume-se como uma experiência subjetiva, complexa, multidimensional e desagradável.
Como a dor é inibida?
As fibras grossas funcionam como mecanismo de inibição da dor. Elas provocam uma descarga intensa nas células da lâmina V (responsáveis pela percepção da dor) onde se segue um período de inibição.
Como ocorre o mecanismo da comporta da dor?
Com a intensa estimulação nas lâminas medulares do corno posterior diretamente da periferia, interneurônios são ativados para modular a dor de forma inibitória. Pela teoria das comportas, estes interneurônios dependem da competição entre o estímulo nocivo e o proprioceptivo.
Quais os tipos de escalas de dor?
As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".
Quais são os mecanismos de modulação da dor?
A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.
Quais os três mecanismos de dor atualmente existentes?
Portanto, a dor compreende três mecanismos básicos: a transdução, caracterizada pela ativação dos nociceptores; a transmissão, o conjunto de vias sensitivas e mecanismos que permitem o impulso nervoso, gerado ao nível de nociceptores e conduzido para estruturas do sistema nervoso central (SNC) comprometidas com o ...
Como a dor pode ser classificada?
A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.
Como ocorre o controle endógeno da dor?
A dor tem inicio com a estimulação dos nociceptores que, através das fibras nervosas mielinizadas (tipo Aδ) ou amielinizadas (tipo C), transferem esse estimulo ao sistema nervoso central, onde ocorre à consciência da dor e a reposta do organismo a esse estímulo.
O que é uma dor irradiada?
Dores irradiadas são dores que não se encontram no centro da coluna e sim em regiões ao lado da coluna ou distantes da mesma, mas que são causadas por distúrbios da coluna.
Como funciona a dor no corpo?
A dor funciona como um mecanismo do corpo para passar uma mensagem, mostrar que algo não vai bem. "Sem a dor, nós prejudicaríamos muito mais nosso organismo pelo simples descuido.
Qual a causa da dor?
A dor é o nosso 'sinal luminoso' para prestarmos atenção", conta Rita. Quando a causa de uma dor é investigada, o especialista avalia vários sistemas que podem influenciar no seu surgimento.
Qual a causa da dor nos dedos?
A dor pode surgir em um ou mais dedos e, geralmente, é causada por diversas condições ou lesões. Além da característica dor nos dedos, é provável que você sinta ardência, sensibilidade, rigidez, formigamento ou inchaço. Dentro das condições relacionadas, encontramos a artrite, traumatismos ou problemas em algum nervo.
Como as dores estão ligadas a doenças?
As dores que você sente nem sempre estão ligadas a doenças e a complicações físicas, sabia? Como seu corpo é inteiramente interligado, as emoções que você reprime, especialmente as negativas, como a raiva, o pesar, a inveja e assim por diante; podem causar desconfortos em todo seu corpo.