Como a divisão do trabalho contribui para a alienação?

Índice

Como a divisão do trabalho contribui para a alienação?

Como a divisão do trabalho contribui para a alienação?

O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra. Numa linha de produção, por exemplo, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho.

Quais as vantagens e desvantagens da divisão do trabalho?

A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.

O que o sociólogo Karl Marx pensava sobre a divisão do trabalho?

Para Karl Marx, a divisão do trabalho em especialidades produtivas gera uma hierarquia social na qual as classes dominantes (burguesia) subjugam as classes dominadas, ao estabelecer as instituições legitimadoras e ao deter os meios de produção. Essa dominação é tensa e gera um conflito chamado de "luta de classes".

Qual o pensamento de Durkheim sobre a divisão do trabalho social?

Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. ... Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma. Para ele, é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.

Qual a desvantagem da divisão social do trabalho?

1. Divisão do trabalho é uma especialização das tarefas com funções específicas, e tem a finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. ... Desvantagem aos trabalhadores: o trabalhador conhece somente uma única etapa da produção, assim nunca sabendo o que é o produto final.

Qual a vantagem da divisão social do trabalho?

Vantagens. A divisão social do trabalho aumenta a produtividade, porque os indivíduos podem produzir um determinado produto que tenha uma vantagem comparativa, e comercializar este produto com indivíduos que não podem produzi-lo eficientemente por produtos que eles precisam.

Qual a alienação do trabalhador?

A alienação torna o trabalho estranhado, o trabalhador não se apropria do que é produzido. O indivíduo não se reconhece no trabalho, se desumaniza, o trabalho longe de ser sua realização enquanto indivíduo é sua escravidão. Alienação da nossa própria vontade, de nossos sentidos utilizados pelo capitalista.

Por que o conceito de alienação da classe trabalhadora?

Com isso, ao estudarmos o desenvolvimento da revolução industrial, acabamos tendo a errônea impressão de que o conceito de “alienação da classe trabalhadora” é o mesmo que falar sobre a “burrice do operariado”. No entanto, esse conceito trabalhado nas obras de Karl Marx possui uma sensível diferença de sua utilização atual.

Por que o trabalhador é alienado do produto final?

A partir da revolução industrial, o trabalhador é alienado dos meios de produção, que passam a ser propriedade de um pequeno grupo (a burguesia). Por conseguinte, essa burguesia é, também, dona do produto final. Resta ao trabalhador, apenas, a posse de si mesmo, entendida como força de trabalho.

Qual a sua possibilidade de alienação?

A suposta possibilidade de escolha traz consigo uma aparência de liberdade e aumenta o grau de alienação do indivíduo. Assim, retira-lhe as ferramentas para o questionamento do modelo imposto pela classe dominante. O conceito de alienação é bem amplo e, como foi dito acima, ele contempla diversas áreas do saber.

Postagens relacionadas: