O que é a economia do conhecimento e como isso pode influenciar na sua carreira profissional?
Índice
- O que é a economia do conhecimento e como isso pode influenciar na sua carreira profissional?
- Como a economia do conhecimento influência na carreira profissional?
- Quais são as características da economia do conhecimento?
- Como as organizações podem ser produtivas na economia do conhecimento?
- Qual é o principal produto comercializado pela economia do conhecimento?
- O que é economia da informação e do conhecimento?
- Por que a economia do conhecimento no Brasil ainda é modesta?
- Como é a participação do Brasil na economia do conhecimento?
- O que é e como se constitui o mercado ou economia do conhecimento?
- Como se explica a inserção do Brasil na economia do conhecimento explique?
- Qual a carreira do profissional de economia?
- Qual o conceito de economia do conhecimento?
- Qual a base inicial para a economia do conhecimento?
- Como é possível a economia do conhecimento sem tecnologia?
O que é a economia do conhecimento e como isso pode influenciar na sua carreira profissional?
é o uso do conhecimento para gerar economia. Explicação: A tecnologia, e em particular, a tecnologia do conhecimento, ajuda a incorporar parte do conhecimento humano em máquinas. Este conhecimento pode ser usado por sistemas de apoio à decisão em vários campos para gerar valor econômico.
Como a economia do conhecimento influência na carreira profissional?
Na era da economia do conhecimento, a intensificação da competição global, a escassez de profissionais habilitados e as mudanças demográficas têm forçado as empresas a se atualizarem em diversos sentidos, Isso significa otimizar estratégias que permitam utilizar seus melhores funcionários de forma mais eficaz.
Quais são as características da economia do conhecimento?
A tecnologia da informação e comunicação (TIC) está na base da economia do conhecimento. É ela que permite armazenar, processar, e fazer circular, rapidamente e a baixo custo, um número de dados cada vez maior, sendo uma fonte cada vez mais importante de ganhos de produ- tividade.
Como as organizações podem ser produtivas na economia do conhecimento?
Nesse sentido , as empresas baseadas no conhecimento possuem as seguintes características: a) aumento da capacidade de informação do produto; b) maior capacidade de introduzir mudanças no desenho dos processos e produtos; c) flexibilidade nos processos produtivos; d) especialização , altos níveis de eficiência , ...
Qual é o principal produto comercializado pela economia do conhecimento?
Um conceito-chave da economia do conhecimento é a de que o conhecimento e a educação (muitas vezes referida como "capital humano") pode ser tratada como um dos dois seguintes: Um produto comercial, como produtos e serviços intelectuais educacionais e inovadores, pode ser exportado para um retorno de alto valor.
O que é economia da informação e do conhecimento?
A Economia da Informação é um campo de estudos interdisciplinar entre a Economia, a Ciência da informação e a Comunicação que trata da informação como mercadoria e bem de produção necessária às atividades econômicas no sistema capitalista pós-industrial.
Por que a economia do conhecimento no Brasil ainda é modesta?
A inserção do Brasil na economia do conhecimento ainda é modesta se comparada à dos grandes centros mundiais de produção científica e tecnológica. No país, as pesquisas são realizadas principalmente em universidades e instituições governamentais e, em menor proporção, em empresas do setor privado. Tal afirmativa está:
Como é a participação do Brasil na economia do conhecimento?
correspondem a mais de 50% do PIB. Com isso, passou a colocar-se um novo elemento do desafio da China e Índia, pelo fato de que esses grandes emergentes já estão executando o seu programa de transição para a Economia do Conhecimento: o da China teve início em novembro de 2001 e o da Índia, em novembro de 2004.
O que é e como se constitui o mercado ou economia do conhecimento?
A Economia do conhecimento é o uso do conhecimento (saber, saber-fazer, know-how, savoir-être) para gerar valores tangíveis e intangíveis. ... Este conhecimento pode ser usado por sistemas de apoio à decisão em vários campos para gerar valor econômico. Economias do conhecimento também é possível sem tecnologia.
Como se explica a inserção do Brasil na economia do conhecimento explique?
Acrescentando que, no modelo de economia do conhecimento adotado, o Brasil deve privilegiar duas dimensões: uma dimensão econômica, que implica em levar o conhecimento a todos os setores produtivos, inclusive à agricultura; e uma dimensão econômico-social, que significa estendê-lo a todos os segmentos da sociedade – ...
Qual a carreira do profissional de economia?
O crescimento do profissional na carreira de Economia vai depender da sua capacidade de análise teórica e percepção das ações de outras empresas, dos consumidores, dos governos e das nações. Este profissional pode atuar em áreas como: Auditoria. Comércio Internacional. Economia Agroindustrial.
Qual o conceito de economia do conhecimento?
Um conceito-chave da economia do conhecimento é a de que o conhecimento e a educação (muitas vezes referida como " capital humano ") pode ser tratada como um dos dois seguintes: Um produto comercial, como produtos e serviços intelectuais educacionais e inovadores, pode ser exportado para um retorno de alto valor.
Qual a base inicial para a economia do conhecimento?
A base inicial para a economia do conhecimento foi introduzida em 1966 no livro The Effective Executive, de Peter Drucker. Neste livro, Drucker descreveu a diferença entre o trabalhador manual (página 2) e o trabalhador do conhecimento. O trabalhador manual, segundo ele, trabalha com as mãos e produz bens ou serviços.
Como é possível a economia do conhecimento sem tecnologia?
Economias do conhecimento também é possível sem tecnologia. O termo foi popularizado por Peter Drucker, como o título do Capítulo 12 de seu livro A Era da Descontinuidade (The Age of Discontinuity), (1969), que Drucker atribuiu ao economista Fritz Machlup, precursor da ideia de " gestão científica ", desenvolvida por Frederick Winslow Taylor.