Como dividir a iluminação?

Índice

Como dividir a iluminação?

Como dividir a iluminação?

Devemos considerar que na cozinha e banheiro por exemplo, precisa-se de uma luz muito mais clara que a do quarto, nesse caso a quantidade de luz varia de ambiente para ambiente. Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação.

Como dividir a iluminação no ambiente?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Qual lâmpada para iluminar quadros?

A iluminação para quadros pode ser feita com lâmpadas refletoras de halogéneo. As lâmpadas halógenas são ideias na iluminação para quadros por terem um alcance melhor em relação a distância, além de reproduzirem com fidelidade as cores dos da obra de arte.

Qual a distância entre uma luminária e outra?

Como calcular a distância entre as luminárias É só dividir o comprimento total da bancada ou mesa sobre a qual as pendentes ficarão alinhadas. Se o comprimento for de 2,10m, por exemplo, e existirem 3 luminárias, a distância ideal é de 70cm.

Qual a distância de uma lâmpada para outra?

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.

Como fazer um cálculo de iluminação on-line?

Esse cálculo é apenas um pré dimensionamento para se chegar a uma sugestão de quantidade que deve ser posteriormente calculada para se validar. A Ilunato oferece um curso de iluminação gratuito e on-line que ensina fazer um cálculo detalhado por meio do programa Relux (versão gratuíta).

Como calcular o nível de iluminação artificial?

Para avaliar se o tipo de iluminação artificial está bem dimensionado para o ambiente, precisaremos calcular o nível de iluminância. Neste exemplo iremos considerar as porcentagens de reflectância de 10% para o piso (tom escuro), 50% para a parede (tom médio) e 80% para o teto (tom claro).

Qual a melhor iluminação para um ambiente bem iluminado?

Um ambiente bem iluminado, costuma ter mais de um ponto de luz. Complete a luz central do ambiente com luminárias, spots e arandelas. A área de serviço costuma ter aberturas de iluminação natural, que são mais usadas durante o dia. Se não for o caso, considere para o cálculo uma luz mais forte, como a do home office.

Qual a diferença entre iluminação e tomadas?

Mais especificamente, na seção 4.2.5.5 que diz respeito a divisão da instalação, a norma diz que devem ser previstos circuitos terminais distintos para iluminação e tomadas. Ou seja, não se deve misturar em um mesmo circuito, pontos de iluminação com pontos de tomada, portanto já teríamos aqui, no mínimo dois circuitos: iluminação e tomadas.

Postagens relacionadas: