Como dividir gorjeta?
Índice
- Como dividir gorjeta?
- Como serão distribuídas as gorjetas entre os empregados e quais são os percentuais de retenção da empresa?
- O que pode ser descontado da gorjeta?
- O que a gorjeta integra?
- Quanto se dá de gorjeta?
- Por que deixar de cobrar a gorjeta?
- Por que a gorjeta não é paga?
- Como disciplinar a cobrança da gorjeta?
- Qual a nova norma para a cobrança da gorjeta?
Como dividir gorjeta?
Os salários nos funcionários geralmente são baixos, então a gorjeta é parte importante da remuneração. O ideal é dar sempre entre 10% e 15%, mesmo em hotéis all-inclusive.
Como serão distribuídas as gorjetas entre os empregados e quais são os percentuais de retenção da empresa?
Segundo o texto aprovado na comissão, as empresas poderão reter parte do valor das gorjetas lançado na nota fiscal para custear encargos sociais, previdenciários e trabalhistas. O percentual de retenção será de até 20% para as empresas inscritas em regime de tributação federal diferenciado, e até 33% para as demais.
O que pode ser descontado da gorjeta?
As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado, não servindo de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.”
O que a gorjeta integra?
Por sua vez, a gorjeta denominada “compulsória”, é toda quantia cobrada como adicional nas contas, fixadas nas notas de despesas ou pré-contas entregues aos clientes.
Quanto se dá de gorjeta?
Em restaurantes, é recomendado deixar de 10% a 15% do valor total da conta, de preferência em dinheiro. Não é típico deixar gorjeta aos taxistas, a não ser que eles te ajudem com malas e objetos pesados – nesses casos, cerca de 6 pesos mexicanos é suficiente.
Por que deixar de cobrar a gorjeta?
Os estabelecimentos que optarem por deixar de efetuar a cobrança da gorjeta, quando ela for cobrada por mais de 12 meses, deverão incorporar esses valores ao salário do empregado, valendo-se da média do último ano como base para o cálculo, salvo dispositivo legal contrário. No valor da gorjeta serão incididos tributos e benefícios sociais.
Por que a gorjeta não é paga?
Atualmente, seis milhões de pessoas estão empregados em setores cujo recebimento de gorjetas é prática comum. E o que não mudou? A nova lei não muda o caráter optativo das gorjetas nem estabelece a proporção a ser paga. O pagamento da gorjeta ou taxa de serviço continua a critério do cliente, não havendo obrigatoriedade.
Como disciplinar a cobrança da gorjeta?
A nova legislação tem o intuito de disciplinar a prática da cobrança da gorjeta por restaurantes, bares, hotéis, motéis e estabelecimentos similares, assim como a parte que será destinada ao pagamento de encargos.
Qual a nova norma para a cobrança da gorjeta?
A nova norma disciplina a cobrança da gorjeta. O estabelecimentos terão que se adequadar às novas regras até maio de 2017.