Qual é o mecanismo de ação da digoxina?

Índice

Qual é o mecanismo de ação da digoxina?

Qual é o mecanismo de ação da digoxina?

Mecanismos de ação A digoxina exerce seu efeito inotrópico positivo através da inibição da bomba de Na+/K+ nos miócitos cardíacos. Para isso, liga-se na porção extracelular da subunidade da Na+/K+ -ATPase, inibindo-a.

Qual a função do remédio digoxina?

Digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva quando o problema dominante é a disfunção sistólica. Nesse caso, o benefício terapêutico é maior nos pacientes com dilatação ventricular. Digoxina é indicada especificamente quando a insuficiência cardíaca é acompanhada de fibrilação atrial.

São efeitos dos digitálicos?

Efeitos adversos Arritmias (doses elevadas podem causar arritmias por fibrilação ventricular); Distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia; Distúrbios visuais e alucinações; Agitação e convulsão.

O que são os glicosídeos cardíacos?

Os glicosídeos cardioativos (GCs) são substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração exercendo atividade inotrópica. O GC mais conhecido é a digoxina, empregado até hoje no tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

Qual o mecanismo de ação da amiodarona?

A amiodarona é considerada um antiarrítmico de classe III pela classificação de Vaughan Williams. Isso significa que seu principal mecanismo de ação é pelo bloqueio de canais de potássio em células do marca-passo cardíaco.

Qual efeito da digoxina no coração normal?

A digoxina produz efeitos diferentes no coração normal e no coração insuficiente. Enquanto pode produzir algum aumento leve da força de contração, a digoxina não aumenta intensamente o débito cardíaco no coração saudável.

Qual é o efeito da digoxina no coração normal?

A digoxina produz efeitos diferentes no coração normal e no coração insuficiente. Enquanto pode produzir algum aumento leve da força de contração, a digoxina não aumenta intensamente o débito cardíaco no coração saudável.

Quando deve ser usado digoxina?

A digoxina deve ser tomada por via oral com um copo de água, antes ou após uma refeição, sempre no mesmo horário, na dose e pelo período de tempo estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente.

Como age os digitálicos?

O mecanismo de ação dos digitálicos consiste na inibição da bomba da Na/K ATPase resultando em aumento da concentração intracelular de cálcio e elevação da intensidade da interação dos filamentos de actina e miosina do sarcômero cardíaco.

Quais são os efeitos diuréticos dos digitálicos?

Intoxicação Digitálica Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais. A causa mais frequente é a associação com diuréticos que provocam perda de potássio.

Qual o efeito da digoxina no corpo humano?

Digoxina é um fármaco digitálico, sendo estes potencialmente tóxicos para o corpo humano. Seu uso vem sendo reduzido drasticamente devido aos efeitos colaterais A digoxina diminui o nível ou os efeitos da penicilina G sódica devido à alteração da flora intestinal.

Qual a dose de eliminação da digoxina?

Na maioria dos casos, entretanto, a principal via de eliminação da digoxina é a excreção renal da dose inalterada. A meia-vida de eliminação terminal da Digoxina®, em pacientes com função renal normal, é de 30 a 40 horas, e é prolongada em pacientes portadores de disfunção renal.

Qual o mecanismo de ação da digoxina?

Mecanismo de ação. Nas membranas das células, inclusive nas cardíacas, chamadas cardiomiócitos, existem proteínas conhecidas como bomba de sódio (ou Na+/K+ATPase). A digoxina exerce sua provável ação no sítio de ligação do K+, competindo com este íon na bomba que age trocando o Na+intracelular pelo K+que está no meio extracelular.

Qual é a fórmula molecular da digoxina?

Fórmula molecular: C 41 H 64 O 14 ... Digoxina é um fármaco utilizado no tratamento de problemas cardíacos. É um digitálico, ou seja, um glicosídeo ...

Postagens relacionadas: