Como calcular a relação colesterol total HDL?
Como calcular a relação colesterol total HDL?
No entanto, em alguns casos nem todos os valores que são liberados no exame foram obtidos por meio de uma técnica laboratorial, mas sim calculados por meio da seguinte fórmula: colesterol total = colesterol HDL + colesterol não-HDL, em que o colesterol não-HDL corresponde à LDL+VLDL.
Qual a relação colesterol total HDL?
A relação é obtida pela divisão do colesterol total pelo colesterol HDL. Por exemplo, se uma pessoa tem 200 mg/dL de colesterol total e 50 mg/dL de colesterol HDL, a relação é 4 (ou 4:1). A relação desejável é abaixo de 5 (5:1); a ideal é 3,5 (3,5:1).
Que tipo de exame é o HDL?
Como o próprio nome sugere, o exame de colesterol total e frações mede a quantidade dessa molécula e de seus subtipos na circulação. As porções mais famosas são o HDL, também chamado de colesterol bom, e o LDL, o ruim.
Como calcular o colesterol total?
Com todos os números na equação, você pode simplesmente realizar uma divisão e uma soma dos componentes para descobrir o nível de colesterol total. Por exemplo, ao calcular o exemplo anterior: 100 + 60 + (150/5) = 100 + 60 + .
Qual o aumento do colesterol total?
Na verdade o aumento do colesterol total pode ser resultado da elevação de qualquer fração de colesterol. O colesterol total é representado pela soma das quatro frações de colesterol no sangue, que são: LDL, VLDL, IDL e HDL.
Qual é a produção do LDL?
Para decifrar qual é a produção de cada tipo de LDL, deve ser analisado o triglicérides e o HDL colesterol (conhecido como o bom). Um modo simples de saber se você tem muito LDL colesterol: Se seu triglicérides é baixo e o seu HDL alto, seu LDL é do tipo bom. Se seu triglicérides é alto e HDL é baixo, seu LDL é ruim
Qual o colesterol ideal para o paciente?
O médico considera ideal um resultado de colesterol total menor do que 200 mg/dL, considerando que o paciente não tenha nenhuma outra doença. No entanto, as variações possíveis podem ser: Ideal: menor do que 200 mg/dL. Elevado: de 2 mg/dL.