Como a diversidade cultural deve ser reconhecida?
Índice
- Como a diversidade cultural deve ser reconhecida?
- Como a Unesco define a diversidade cultural?
- Quando foi escrita a Declaração Universal sobre a diversidade cultural?
- O que diz o artigo 1 sobre a Declaração Universal sobre a diversidade cultural?
- O que caracteriza a diversidade cultural?
- Quais são as características da diversidade cultural?
- O que facilitou o processo de diversidade cultural?
- Como citar Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural?
- Como citar Declaração Universal sobre a diversidade cultural?
- O que a diversidade cultural estabelece?
- Por que a diversidade cultural é necessária para a humanidade?
- Qual a importância da diversidade na educação?
- Qual a importância da diversidade na biodiversidade?
Como a diversidade cultural deve ser reconhecida?
A diversidade cultural “constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada”, por isso a necessidade da sua preservação, garantida pelas políticas púlicas, que buscam garantir também o pluralismo cultural. De modo que promover os direitos culturais é respeitar e promover os direitos humanos.
Como a Unesco define a diversidade cultural?
A diversidade cultural amplia as possibilidades de escolha à disposição de todos; é uma das origens do desenvolvimento, entendido não apenas em termos de crescimento económico, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afectiva, moral e espiritual satisfatória.
Quando foi escrita a Declaração Universal sobre a diversidade cultural?
Adoptada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na sua 31. ª sessão, a 2 de Novembro de 2001.
O que diz o artigo 1 sobre a Declaração Universal sobre a diversidade cultural?
Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em beneficio das gerações presentes e futuras.
O que caracteriza a diversidade cultural?
A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.
Quais são as características da diversidade cultural?
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
O que facilitou o processo de diversidade cultural?
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.
Como citar Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural?
“Declaração universal da UNESCO sobre a diversidade cultural”. UNESCO. 2002.
Como citar Declaração Universal sobre a diversidade cultural?
“Declaração universal da UNESCO sobre a diversidade cultural”. UNESCO. 2002.
O que a diversidade cultural estabelece?
Refere-se à inclusão de diferentes perspectivas culturais em uma organização ou sociedade. ... Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, comida, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
Por que a diversidade cultural é necessária para a humanidade?
Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano como a diversidade biológica o é para a natureza. Neste sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras” (UNESCO).
Qual a importância da diversidade na educação?
A diversidade na educação é uma questão muito importante a ser considerada para que o ambiente escolar seja inclusivo e respeite a individualidade dos alunos, dando espaço aos diversos aspectos cultuais existentes em nossa sociedade.
Qual a importância da diversidade na biodiversidade?
Podemos exemplificar a importância da diversidade considerando a biodiversidade, que é a responsável para a manutenção da vida na Terra, assim como a diversidade cultural, que permite a sobrevivência da humanidade.