Como calcular o produto dos monômios?
Como calcular o produto dos monômios?
Na multiplicação de monômios devemos multiplicar coeficiente por coeficiente e parte literal por parte literal. Ao multiplicar partes literais iguais, aplique a multiplicação de potências de bases iguais: somar os expoentes e repetir a base.
Qual o produto dos monômios?
→ Multiplicação de monômios an = am + n (bases iguais na multiplicação repetimos a base e somamos os expoentes).
Qual a diferença entre dois ou mais monômios?
Semelhança entre monômios Dois ou mais monômios são semelhantes quando suas partes literais são iguais. 3xy e 2/5xy são iguais, pois possuem a mesma parte literal xy; 0,5a3b2e 10a3b2são iguais, pois possuem a mesma parte literal a3b2;
Como dividir o dividendo e o divisor?
Ao resolvermos uma divisão onde o dividendo e o divisor são monômios devemos seguir a regra: dividimos coeficiente com coeficiente e parte literal com parte literal. Exemplos: Observação: ao dividirmos as partes literais temos que estar atentos à propriedade que diz que base igual na divisão, repete a base e subtrai os expoentes.
Como calcular o polinômio divisor?
Vamos considerar os polinômios: P (x) = 4x 3 + 3 e D (x) = 2x + 1. Esse método consiste em desenhar dois segmentos, um horizontal e outro vertical, e nesses segmentos colocamos o coeficiente do dividendo e a raiz do polinômio divisor, além disso, repete-se o primeiro coeficiente.
Quais são os métodos para essa divisão?
Vamos apresentar três métodos para essa divisão: o método de Descartes (coeficientes a determinar), o método da chave e o dispositivo prático de Briot-Ruffini. Ao dividir um polinômio P (x) por um polinômio D (x) não nulo, em que o grau de P é maior que D ( P > D ), quer dizer que devemos encontrar um polinômio Q (x) e R (x), de modo que: