Como dar entrada no divórcio na pandemia?

Índice

Como dar entrada no divórcio na pandemia?

Como dar entrada no divórcio na pandemia?

A pandemia também trouxe uma nova forma de realizar o divórcio. Em meados de 2020, a resolução número 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou o divórcio de forma online em cartórios.

Como divorciar de graça na pandemia?

As pessoas devem comprovar que não podem pagar as custas para ter direito ao divórcio gratuito. Para tanto, existe a Defensoria Pública, podendo ser Federal ou Estadual. A Defensoria pública conta com advogados que fizeram concurso.

Como está o divórcio na pandemia?

A pandemia tem sido apontada como a grande vilã nas estatísticas de separação, que explodiram no último ano. Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), em 2020, houve um aumento de 15% no número de divórcios extrajudiciais – realizados diretamente em cartório – comparado ao mesmo período do ano anterior.

Como se divorciar em 2020?

Para se divorciar, você precisará de um advogado. Assim, mesmo que o processo de divórcio seja consensual e sem filhos, vocês precisarão da assinatura de um advogado. Com relação aos valores do advogado, por lei, o profissional não pode divulgar os valores abertamente.

Sou obrigada a ter um advogado para me divorciar?

Precisa de advogado para divorciar? Sim, mesmo em caso de divórcio extrajudicial (em cartório) é necessário o acompanhamento por advogado. No caso do divórcio consensual, em cartório ou na Justiça, pode haver apenas um advogado representando ambos os cônjuges.

É possível se divorciar online?

O divórcio online é aquele no qual você dá entrada no processo de divórcio pela internet. No entanto, ele só é possível em casos de divórcio extrajudicial, uma vez que nos divórcios judiciais é necessária a presença do juiz, além do Ministério Público, para que o processo aconteça.

Quanto tempo demora para sair um divórcio pela Defensoria?

Se houver consenso, o divórcio judicial consensual costuma demorar cerca de 3 meses. Já, em caso de não haver consenso, o divórcio judicial litigioso é bem mais demorado, costuma durar uma média de 2 anos até sua resolução (mas esse tempo é só uma estimativa, uma média, há casos mais rápidos e outros mais demorados).

Quantos Divorcios teve na pandemia?

A paulistana é o retrato de mais uma consequência da pandemia para os lares brasileiros. Dezembro de 2020 se destacou como o mês com o maior número de divórcios em cartórios brasileiros desde janeiro de 2007, quando as separações extrajudiciais foram regulamentadas no país: 8.064 casais se divorciaram naquele período.

Por que você pensa em se divorciar?

Por mais terrível e devastador que a separação possa vir a ser, há algumas coisas super importantes que você precisa saber. Manter o vínculo conjugal, mesmo estando separado,, gera diversas consequências jurídicas – as quais podem causar muita dor de cabeça no futuro. Confira nesse post 3 dicas fundamentais para quem pensa em se divorciar.

Como entrar com o divórcio?

Após escolher um advogado, juntar a papelada e identificar o tipo de processo de divórcio que se encaixa no seu caso, é hora de entrar com o pedido. Uma mudança na Constituição, em 2010, facilitou bastante os processos de divórcios, eliminando a antiga necessidade de passar antes pelo processo de separação judicial.

Qual o valor do divórcio?

O valor deste tipo de processo depende de diversos fatores, como, por exemplo, se vai ser judicial ou se vai ser feito em cartório, se tem filhos menores de idade ou incapazes envolvidos, qual a situação dos bens que serão partilhados. É interessante que você consulte seu advogado e tire todas as dúvidas antes de entrar com o pedido de divórcio.

Postagens relacionadas: