Como dividir as orações subordinadas?
Índice
Como dividir as orações subordinadas?
Orações subordinadas adverbiais:
- Causais. Expressam a causa da consequência expressa na oração principal. ...
- Consecutivas. Expressam a consequência, o resultado da causa expressa na oração principal. ...
- Proporcionais. Expressam proporção. ...
- Temporais. Expressam tempo. ...
- Finais. ...
- Condicionais. ...
- Comparativas. ...
- Concessivas.
Como separar oração subordinada adverbial?
* Nas adverbiais, mesmo não sendo de cunho obrigatório, é sempre recomendável utilizar a vírgula para separá-las da oração principal. Como estava chovendo muito |, resolvemos adiar a viagem. Contudo, se a oração subordinada vier depois da principal, a vírgula pode ser dispensada.
Como eu classifico uma oração?
Normalmente, as orações coordenadas são conectadas por meio de conjunções, como o “e”, ou pela vírgula. As orações coordenadas só aparecem quando há um período composto. As orações coordenadas são classificadas em sindéticas e assindéticas. Oração coordenada sindética: são aquelas conectadas por meio de uma conjunção.
Como é feita a pontuação nas orações?
Orações coordenadas assindéticas normalmente são separadas por vírgulas. Nas orações coordenadas assindéticas, o uso da vírgula é necessário. Nas orações coordenadas sindéticas conclusivas, adversativas e explicativas, a vírgula precede a conjunção.
Quais são as orações subordinadas?
Orações Subordinadas Adverbiais. Uma oração é subordinada quando exerce função sintática sobre outras, ou seja, depende de outra para que a frase estabeleça seu sentido completo. As orações subordinadas são classificadas em adverbiais, adjetivas e substantivas dependendo da função sintática exercida na frase.
Quais são as orações adverbiais?
De acordo com a circunstância expressa conjunção, as orações adverbiais podem ser classificadas como: adverbial conformativa. Essa oração estabelece uma circunstância de causa, motivo ou razão em relação à oração principal. Como estava doente, não foi à aula.
Como analisar o efeito da oração subordinada?
Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto. 2º Se a oração subordinada vier em sua posição habitual, ou seja, depois da oração principal, a ideia será de comparação.
Como é a conjunção subordinativa?
A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas. Pode ser substituída por outra conjunção causal - " porque ".