Qual o conceito de dor e sua classificação?
Índice
- Qual o conceito de dor e sua classificação?
- Qual a classificação fisiopatológica da dor?
- Quais são os padrões e tipos de dor?
- Como se classifica a escala da dor?
- Qual é o conceito de dor?
- Quais são os tipos de dor?
- Quais são os três níveis da dor?
- Quais são os 3 tipos de dor relacionada ao câncer?
- Como identificar o tipo de dor?
- Quais são os tipos de dores?
- Qual é a dor do corpo?
- Por que a dor é muito bem localizada?
Qual o conceito de dor e sua classificação?
Do ponto de vista fisiopatológico, a dor pode ser classificada em nociceptiva, neuropática, mista e psicogênica. (Fig. 1). É causada pela ativação dos nociceptores e pela transmissão dos impulsos gerados, que percorrem as vias nociceptivas até as regiões do sistema nervoso central, onde são interpretados.
Qual a classificação fisiopatológica da dor?
Classificação Neurofisiológica da Dor Considera-se dor Nociceptiva aquela que resulta da ativação de nociceptores (fibras A-delta e C) através de estímulos dolorosos, os quais podem ser mecânicos, térmicos ou químicos.
Quais são os padrões e tipos de dor?
Hiperalgesia: resposta exagerada a um estímulo normalmente doloroso; Alodínea: dor causada por estímulo que normalmente não é doloroso; Hiperpatia: resposta explosiva a freqüentemente prolongada a um estímulo; Breakthroughpain: Dor episódica, incidental ou transitória.
Como se classifica a escala da dor?
As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".
Qual é o conceito de dor?
A definição revisada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) conceitua a dor como “uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial” 1.
Quais são os tipos de dor?
Tipos de Dor
- Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ...
- Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ...
- Dor disruptiva.
Quais são os três níveis da dor?
A dor apresenta basicamente três dimensões de expressão: a sensorial-discriminativa a motivacional-afetiva e a cognitiva avaliativa, sustentadas por sistemas especializados no sistema nervosa central (SNC).
Quais são os 3 tipos de dor relacionada ao câncer?
Dor causada pelo tratamento do câncer
- Dor pós-cirúrgica. Determinadas intervenções cirúrgicas têm alta incidência para o desenvolvimento de dor aguda e crônica. ...
- Dor pós-radioterapia. ...
- Dor pós-quimioterapia.
Como identificar o tipo de dor?
Identificar o tipo de dor é fundamental para que se possa fazer a melhor opção terapêutica. De acordo com a sua natureza, a dor pode ser: ◊ Nociceptiva: quando originada a partir de estimulação de nociceptores. Esta pode ser: Somática: Receptores da pele e sistema musculoesquelético.
Quais são os tipos de dores?
E por isso, muitos hospitais já tem equipes especializadas para conseguir isso. Existem principalmente dois tipos de dores: a dor aguda e a dor crônica. Dentro desses dois tipos há várias formas que a dor pode se apresentar de várias formas: cortante, contínua, pulsátil, perfurante e difusa.
Qual é a dor do corpo?
A dor é uma sensação ruim que sentimos quando algo de errado está acontecendo com o nosso corpo. Por meio de células especiais chamadas de nociceptores, a dor é detectada e transmitida através de fibras nervosas até o SNC (sistema nervoso central).
Por que a dor é muito bem localizada?
Costuma ser muito bem localizada, descrita simplesmente como dor, contínua e agravada pelo movimento. Melhores exemplos: dor óssea, ulcerações de pele, linfonodos inflamados, entre outros.