O que é a dupla fecundação que ocorre nas angiospermas?
Índice
- O que é a dupla fecundação que ocorre nas angiospermas?
- São características das Gnetofitas que destacam a proximidade deste grupo de plantas com as angiospermas?
- Quando os núcleos espermáticos alcançam o óvulo através do tubo polínico ocorre uma dupla fecundação a respeito desse fato responda a quais células são fecundadas pelos 2 núcleos espermáticos B quais estruturas Originam-se a partir da dupla fecundação?
- Como se dá a fecundação em plantas angiospermas?
- Onde ocorre a fecundação dos angiospermas?
- Quais a Sinapomorfias da angiospermas?
- Por que a tradicional dicotiledôneas não é mais tratado como um grupo taxonômico?
- Que combustível fóssil muito utilizado por diversos países do mundo como fonte de energia foi produzido a partir da biomassa existente nas antigas florestas de Traqueófitas sem sementes?
- Quais das estruturas mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino?
- O que acontece é o que é formado quando os núcleos espermáticos chegam no saco embrionário?
- Como ocorre a dupla fecundação das plantas?
- Quais são as sementes de Gnetum?
- Quais são as espécies de Ephedra?
- Qual o resultado da dupla fecundação?
O que é a dupla fecundação que ocorre nas angiospermas?
A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma. ... Esse processo caracteriza-se pela fecundação da oosfera e dos núcleos polares por dois gametas masculinos.
São características das Gnetofitas que destacam a proximidade deste grupo de plantas com as angiospermas?
Esses três gêneros de Gnetophyta apresentam características em comum com as angiospermas, como a semelhança dos estróbilos com inflorescências (agrupamento de flores), a presença de elementos de vaso (célula característica do xilema de angiospermas) e a ausência de arquegônios (local de produção do gameta feminino) em ...
Quando os núcleos espermáticos alcançam o óvulo através do tubo polínico ocorre uma dupla fecundação a respeito desse fato responda a quais células são fecundadas pelos 2 núcleos espermáticos B quais estruturas Originam-se a partir da dupla fecundação?
Na dupla fecundação que ocorre em certas plantas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se à oosfera e origina o zigoto diplóide. O outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos polares do óvulo e origina uma célula triplóide que, por mitoses sucessivas, produz o endosperma.
Como se dá a fecundação em plantas angiospermas?
Nas angiospermas ocorre a dupla fecundação, sendo que uma célula espermática fusiona-se com a oosfera, e a outra funde-se com os núcleos polares. O órgão reprodutivo das angiospermas é a flor, um ramo com crescimento determinado onde são encontradas as folhas que produzem os esporângios.
Onde ocorre a fecundação dos angiospermas?
No interior do óvulo, ele adentra em uma das duas sinérgides e libera os dois gametas e o núcleo do tubo. Um dos gametas encontra a oosfera e o outro une-se aos núcleos polares. Como os dois gametas participam do processo, dizemos que ocorre uma dupla fecundação, uma característica marcante das angiospermas.
Quais a Sinapomorfias da angiospermas?
As angiospermas formam um grupo monofilético definido principalmente por sinapomorfias relacionadas com os órgãos de reprodução sexuada: estames com dois pares de sacos polínicos, anteras com uma camada subepidermal que permite a abertura do microsporângio- o endotécio, microgametófito com três núcleos e megagametófito ...
Por que a tradicional dicotiledôneas não é mais tratado como um grupo taxonômico?
Atualmente, não se aceita o nome "Dicotiledôneas", pois, como já dito anteriormente, as plantas aí anteriormente colocadas formam um grupo parafilético e a tendência atual é se aceitar apenas táxons que representem grupos monofiléticos (veja por exemplo, Dias et al. 2005, Taxon 54: 1039-1040).
Que combustível fóssil muito utilizado por diversos países do mundo como fonte de energia foi produzido a partir da biomassa existente nas antigas florestas de Traqueófitas sem sementes?
As plantas vasculares sem sementes que formaram as primeiras florestas posteriormente viraram carvão, sendo esse produto de grande valor econômico.
Quais das estruturas mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino?
2 - Das estruturas mencionadas no texto, os núcleos espermáticos correspondem aos gametas masculinos e a oosfera ao gameta feminino.
O que acontece é o que é formado quando os núcleos espermáticos chegam no saco embrionário?
Ao atingir o saco embrionário, o tubo se rompe liberando os dois núcleos espermáticos, sendo que um fecundará a oosfera, originando um zigoto e o outro se unirá aos 2 núcleos polares, originando um tecido de reserva, o endosperma (3n). Tal processo denomina-se dupla fecundação e é um caráter exclusivo das angiospermas.
Como ocorre a dupla fecundação das plantas?
Dupla fecundação leva a formação do embrião e do endosperma, característica exclusiva das plantas com flores, as angiospermas. Os grãos de pólen são transferidos para o estigma das plantas através da polinização.
Quais são as sementes de Gnetum?
Gnetum são encontradas em florestas tropicais e subtropicais, sendo formadas por árvores ou trepadeiras com folhas grandes e coriáceas, apresentando similaridades com as dicotiledôneas (Figura 1). Suas sementes são carnosas e, juntamente com as folhas, são utilizadas na culinária (Figura 1B).
Quais são as espécies de Ephedra?
A maioria das espécies de Ephedra são encontradas em regiões desérticas e árticas (Figura 2). São formadas por arbustos muito ramificados, com folhas pequenas e escamiformes. Os ramos são articulados, com nós e entrenós bem demarcados. Algumas espécies produzem alcaloides, que são substancias empregadas no tratamento de diversas doenças.
Qual o resultado da dupla fecundação?
Como resultado da dupla fecundação, haverá a formação do embrião e do endosperma. A união do gameta masculino com a oosfera produzirá o embrião, enquanto a união do gameta com os núcleos polares levará à formação do endosperma.