Como as drogas atravessam a placenta?
Índice
- Como as drogas atravessam a placenta?
- Qual as características que as drogas precisam ter para passar a barreira placentária?
- Qual droga causa aborto?
- O que pode atravessar a placenta?
- Quais substâncias podem atravessar a placenta e causar malformações?
- Quais os componentes que formam a placenta?
- Quais as funções da barreira placentária?
- Como ocorre a troca de nutrientes pela placenta?
- O que o bebê sente quando a mãe usa droga?
- O que acontece com o bebê quando a mãe usa droga na gravidez?
Como as drogas atravessam a placenta?
Como os medicamentos atravessam a placenta Os medicamentos no sangue materno podem atravessar esta membrana até chegar aos vasos sanguíneos das vilosidades e atravessar o cordão umbilical até alcançar o feto.
Qual as características que as drogas precisam ter para passar a barreira placentária?
Além de apresentar alta ligação a proteínas plasmáticas, com pequena fração livre da droga para atravessar a barreira placentária, e de ter meia-vida curta, baixo volume de distribuição e rápida depuração, a glibenclamida é transportada por BCRP e MRP3, do compartimento fetal para o materno13.
Qual droga causa aborto?
O uso de cocaína na gravidez está associado a convulsões, ruptura prematura das membranas e descolamento prematuro da placenta18. Pode levar ainda a pré-eclâmpsia grave, aborto espontâneo, parto prematuro e complicações no parto19.
O que pode atravessar a placenta?
Através da placenta, o feto recebe os seus elementos nutriti- · ' - vos e elimina os produtos do seu metabolismo, miometrial arterial é formado por anastomoses das artérias ovarianas, vaginais, coronárias do colo uterino, perineais, pudendas e retais anteriores.
Quais substâncias podem atravessar a placenta e causar malformações?
Após realizar uma pesquisa de dados bibliográficos, podemos concluir que os agentes químicos como a talidomida, os corticosteroides, o álcool, o tabaco, a maconha e a cocaína, quando administrados pela mãe durante a gestação, podem atravessar a placenta, em quantidades não confirmadas pois a bioética não permite ...
Quais os componentes que formam a placenta?
A placenta é uma estrutura que surge durante a gestação e que possui, entre outras funções, a capacidade de nutrir o embrião. Essa estrutura é formada por dois componentes: a) uma parte derivada do saco coriônico e outra derivada do endométrio. b) uma parte derivada do endométrio e outra derivada do cordão umbilical.
Quais as funções da barreira placentária?
Ela medeia a implantação do embrião, estabelece a interface para nutrição e trocas gasosas entre circulação materna e fetal e inicia o reconhecimento materno da gestação, alterando o envolvimento imune local e as funções cardiovasculares e metabólicas maternas por meio de produção de hormônios parácrinos e endócrinos.
Como ocorre a troca de nutrientes pela placenta?
As trocas de substâncias são mediadas pelo cordão umbilical, constituídos por duas artérias e uma veia. - As artérias conduzem sangue com baixa concentração em oxigênio, do embrião para a placenta; - A veia conduz sangue com alta concentração em oxigênio, da placenta para o embrião.
O que o bebê sente quando a mãe usa droga?
Além dos problemas para a mãe também há prejuízos para o bebê, uma vez que a maioria dessas substâncias ultrapassam a barreira placentária e chegam até a corrente sanguínea do feto. Essas drogas podem, ainda, ultrapassar a barreira hematoencefálica sem metabolização prévia, atingindo o sistema nervoso do bebê.
O que acontece com o bebê quando a mãe usa droga na gravidez?
Quando utilizada na gravidez, principalmente nos primeiros meses pode causar abortos espontâneos. Com o uso da droga ao longo da gestação, o efeito da droga na gravidez pode levar ao descolamento de placenta colocando a vida da mãe e do bebê em risco.