Como a educação se relaciona aos processos de exclusão e de inclusão social no mundo globalizado?

Índice

Como a educação se relaciona aos processos de exclusão e de inclusão social no mundo globalizado?

Como a educação se relaciona aos processos de exclusão e de inclusão social no mundo globalizado?

A educação está, no final das contas, ligada ao mercado de trabalho. Assim, se alguém não é devidamente qualificado educacionalmente, será "excluído" diante da concorrência "mais educada" no contexto do mundo globalizado.

O que é globalização e exclusão?

Globalização e exclusão são dois conceitos que definem duas realidades interligadas. O primeiro designa as características atuais do processo de desenvolvimento do capitalismo em nível mundial e o segundo, sua conseqüência mais visível e imediata.

Como a globalização afeta os professores?

Conclui-se que, a globalização traz consequências diretas para o campo educacional, tendo como maior desafio, a elaboração de uma educação que vise a construção de um sujeito e uma sociedade crítica e democrática. ... Tendo dessa forma, a economia, a política, a cultura, e a própria educação aportadas num nível mundial.

Como educar em um mundo globalizado?

A Educação deve se adequar a Globalização sem, no entanto, ser manipulada pela mesma e cabe aos professores, construir e reforçar a própria identidade, partindo de nós mesmos para o mundo, do interno para o externo, do local para o global.

Por que um dos grandes problemas atuais da globalização e à exclusão digital?

As TIC (Tecnologias da Informação e a Comunicação) oferecem inúmeras vantagens: mais acesso à informação, redução de custos no setor trabalhista, mais conectividade entre as pessoas, etc. Também existe um desequilíbrio e o nome para isto é exclusão digital. ...

Qual a relação entre a globalização e a exclusão social?

Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.

O que é a globalização resumo?

A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. ... Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.

O que é a globalização?

A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

Quais são os efeitos da globalização no seu dia a dia?

Outro exemplo são as grandes lojas de departamento, com suas vitrines padronizadas, vendendo as mesmas roupas em qualquer país. Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços, o surgimento de blocos econômicos e a diminuição das barreiras comerciais.

Quais são os efeitos da globalização na sociedade atual?

A globalização permite, em tese, uma maior integração entre as diferentes áreas do planeta. ... O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão “aldeia global”.

Qual o papel social da Educação na sociedade globalizada?

E ainda traz a visão de alguns teóricos com suas reflexões desenvolvidas, apontam para a necessidade de que sejam repensados criticamente o papel social da educação e as transformações na sociedade globalizada, tendo em vista a emancipação dos indivíduos que deve primeiro acontecer em si mesmo. Palavras-chave: educação, transformação, sociedade.

Por que a integração econômica mundial acompanhou a globalização?

Isso acontece justamente por conta da integração econômica mundial, que sempre acompanhou a globalização. Sendo assim, essas nações não apresentam condições de oferecer infraestrutura, moradia e educação para a maioria da população, o que também contribui para a intensificação da exclusão social.

Quais as relações recíprocas entre educação e sociedade?

Clique e saiba mais sobre as relações recíprocas entre educação e sociedade. O artigo aborda as relações recíprocas entre educação e sociedade, caracterizando os paradigmas que têm dado sustentação às práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino.

Quais são os desafios enfrentados pela educação e suas instituições?

Analisa as exigências e desafios a serem enfrentados pela educação e por suas instituições na sociedade contemporânea, onde, em conformidade com os avanços das forças produtivas, o conhecimento passa a constituir-se ponto estratégico para o desenvolvimento econômico, político e social.

Postagens relacionadas: