O que é Educação Especial MEC?
Índice
- O que é Educação Especial MEC?
- Como a Educação Especial é definida pelo Ministério da educação?
- Como citar a política nacional de Educação Especial?
- O que é a PNEE?
- O que é Educação Especial e educação inclusiva?
- Como é definida a educação especial?
- Como se caracteriza a educação especial no Brasil?
- Como citar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?
- Como citar o PNEE?
- Será que o MEC vai priorizar a educação inclusiva?
- Quem é público-alvo da Educação Especial?
- Quais são as matrículas da educação superior em 2012?
- Qual a prioridade do MEC para a educação indígena?
O que é Educação Especial MEC?
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
Como a Educação Especial é definida pelo Ministério da educação?
[Nota da redação: a Política Nacional de Educação Especial prevê atendimento educacional especializado para estudantes com deficiências físico-motores, intelectuais, mentais, visuais, auditivas, auditivas-visuais, múltiplas, transtorno do espectro do autismo, transtornos específicos de aprendizagem, altas habilidades/ ...
Como citar a política nacional de Educação Especial?
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
O que é a PNEE?
PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/ Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC.
O que é Educação Especial e educação inclusiva?
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Como é definida a educação especial?
Na LDBEN 9394/96 a Educação Especial está definida como modalidade de ensino destinada aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
Como se caracteriza a educação especial no Brasil?
Mesmo quando concebida adequadamente, a educação especial no Brasil é entendida também como um conjunto de métodos, técnicas e recursos especiais de ensino e de formas de atendimento escolar de apoio que se destinam a alunos que não conseguem atender às expectativas e exigências da educação regular.
Como citar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009.
Como citar o PNEE?
_______. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25.
Será que o MEC vai priorizar a educação inclusiva?
Portal MEC: Em 2020, o MEC vai priorizar a educação inclusiva. Poderia contar mais sobre a Política Nacional de Educação Especial que está sendo desenvolvida? Ilda Peliz: A política foi estudada no decorrer do ano com todos os atores envolvidos, com sociedade civil, foi construída a muitas mãos.
Quem é público-alvo da Educação Especial?
A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
Quais são as matrículas da educação superior em 2012?
Em 2012, o censo apontou 820,4 mil matrículas e constatou que 76% dos estudantes estavam em classes comuns do ensino regular, o que representa crescimento de 143%. Na educação superior, o censo mostra que as matrículas passaram de 5.0 para 27.3 — crescimento de 438%.
Qual a prioridade do MEC para a educação indígena?
Em entrevista ao Portal MEC, a secretária Ilda Peliz classificou a capacitação de professores na educação indígena e especial como a grande prioridade de 2020. Peliz frisou que a qualificação especializada ainda é muito baixa e que os esforços do MEC estarão concentrados para reverter essa situação.