O que é preciso para doar um imóvel?

Índice

O que é preciso para doar um imóvel?

O que é preciso para doar um imóvel?

Doadores Pessoa Física:

  • Fotocópia do RG e CPF, inclusive dos cônjuges (e apresentação do original);
  • Certidão de Casamento: se casado, separado, divorciado ou viúvo;
  • Pacto antenupcial registrado, se houver;
  • Certidão de óbito;
  • Informar endereço;
  • Informar profissão.

Como funciona doação de bens imóveis?

A doação de bens é um contrato em que uma pessoa transfere o seu patrimônio para outra, sem pleitear nenhum pagamento em troca. No entanto, a liberalidade pode ser exercida com algum encargo, por exemplo, a transferência de uma residência desde que o beneficiado utilize a propriedade para filantropia.

Como fazer uma escritura pública de doação?

Como é feita? A escritura de doação deve ser agendada com o tabelião ou com um de seus escreventes, sendo recomendável que a parte faça o agendamento pessoalmente para entregar a documentação que possui e ser orientada sobre a necessidade de reunir outros documentos.

O que é necessário para fazer uma escritura pública de doação?

Doadores Pessoa Física: - Fotocópia do RG e CPF, inclusive dos cônjuges (e apresentação do original); - Certidão de Casamento: se casado, separado, divorciado ou viúvo; - Pacto antenupcial registrado, se houver; - Certidão de óbito; - Informar endereço; - Informar profissão.

Como pode ser feita a doação do imóvel?

Segundo o advogado Marcos Massaki, do escritório Massaki & Advogados Associados, a doação do imóvel pode ser feita por meio de um processo judicial, como no divórcio, ou por meio de escritura pública.

Como funcionam as doações de imóveis para terceiros?

Ainda segundo o Código Civil, as doações de imóveis para terceiros estão subordinadas às mesmas regras da disposição de bens pela via do testamento, ou seja, o doador que tiver herdeiros não poderá ceder a terceiros mais de 50% dos bens que possuir na data da doação.

Como contratar um advogado para doação de imóvel em vida?

Não há necessidade de contratar um advogado para realizar uma doação de imóvel em vida, portanto, os gastos que se tem com honorários advocatícios nas outras duas modalidades, tornam a doação em vida o meio mais barato para transferir um patrimônio.

Por que a doação deve ser bem sucedida?

Para que a doação de um imóvel seja bem sucedida, o processo deve ser levado como se fosse uma venda. Ambas as partes, doador e donatário, tem que demonstrar que não têm dívidas nem qualquer outro tipo de problema legal, como antecedentes criminais.

Postagens relacionadas: