Como dobrar uma folha em três partes iguais?

Como dobrar uma folha em três partes iguais?
Três partes iguais Divida uma folha de papel A4 ao meio, pelo lado maior; dobre na diagonal do papel A4 e na do retângulo correspondente à metade da folha. As dobras pelo ponto O de intersecção das diagonais permitem dividir a folha de papel em três partes iguais, tanto pelo lado maior como pelo menor.
Qual a finalidade de se realizar o dobramento das folhas em desenho técnico?
Para facilitar o carregamento desses papéis, dobramos a folha até deixá-la no formato de um papel A4. Assim, podemos guardá-las e carregá-las com mais facilidade.
Como é a dobragem do A3?
Como o A3 é o dobro do A4, e o A2 o dobro do A3 e assim por diante, é a partir do A3 que dobramos. A dobragem é em zig zag, ou sanfonada como alguns preferem chamar, e começa sempre na horizontal para depois passar para a vertical.
Como faço para dobrar a pasta?
Nos formatos maiores como A2, A1 e A0, fazemos uma dobra no canto esquerdo superior de 105mm, isso é feito para evitar a perfuração na parte dobrada do projeto ao prender na pasta. Segue um esquema retirado do livro Manual Básico de Desenho Técnico, de Henderson José Speck e Virgílio Vieira Peixoto, da Editora UFSC, 6ª edição, 1997.
Qual é o papel utilizado para dobrar os formatos?
O papel geralmente utilizado é da série A: A0, A1, A2, A3, A4… e por aí vai. Existe, como em tudo no desenho técnico, uma norma nacional da ABNT para dobrar estes formatos, é a NBR 13142. Chamamos de dobragem ou dobramento, parece esquisito, mas é isso mesmo.