Como a educação não formal poderá auxiliar escola pública?

Índice

Como a educação não formal poderá auxiliar escola pública?

Como a educação não formal poderá auxiliar escola pública?

Como a Educação Não Formal, poderá auxiliar a escola pública, a buscar formas de favorecer reflexão sobre essa temática, haja vista inclusive, ser tema abordado pelos Desafios Contemporâneos, propostos na BNCC.

O que é uma educação não formal?

A educação não-formal organiza o processo de ensino e aprendizagem sem seguir vários requisitos formais, como por exemplo, pode ser realizada em qualquer ambiente, desde que apresente uma dinâmica diferente de aulas expositivas, não priorize a memorização e utilize ferramentas didáticas diversificadas e atrativas.

Onde pode ocorrer a educação não formal?

Na educação não -formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais (a questão da intencionalidade é um elemento importante de diferenciação).

Quando surgiu a educação não formal?

O termo educação não-formal apareceu no final da década de sessenta. Neste período surgem discussões pedagógicas, vários estudos sobre a crise na educação, as críticas radicais a instituição escolar, a formulação de novos conceitos e seus paradigmas.

São exemplos de espaços não formais de educação?

São exemplos de espaços de educação não formal as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários.

Qual o papel do pedagogo em ambientes não escolares?

É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.

Qual a diferença entre a educação formal e não formal?

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...

Qual a importância da educação não formal?

A educação não formal traz benefícios para a vida pessoal de cada ser humano. Por meio dela existe uma liberdade nos métodos de ensino e também para aprender. Desse modo, fica mais fácil atender às necessidades individuais, que são naturais de cada indivíduo.

Onde ocorre a educação informal?

A educação informal é realizada através de centros de educação pública, centros de educação profissionalizante bem como através do sistema de educação à distância. ... Educação Pública: Os centros educação pública, dispersos por todo o país, oferecem a maioria das atividades das instituições de educação formal.

O que diferencia os espaços ligados à educação não escolar?

A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

Qual a importância da educação não formal?

A importância da educação não formal, para exercício pleno da cidadania e padrões éticos, civilidade no convívio com o outro, reconhecimento e aceitação da diversidade cultural.

Como é necessária a educação na Escola?

A educação na escola é necessária, pois, se considerarmos o aluno sujeito de direitos, de conhecimentos e aprendizagem, o professor poderá tornar-se um elo importante na construção do desenvolvimento pleno do humano.

Quais são os espaços para a educação formal e informal?

Os museus, centros de ciências, planetários, zoológicos, parques, exposições, etc. são espaços que podem proporcionar condições para a educação não formal e informal, os quais a escola poderá estar utilizando para trabalhar os conteúdos previstos no currículo.

Qual a origem da educação informal?

A educação informal decorre de processos espontâneos ou naturais, ainda que seja carregada de valores e representações, como é o caso da educação familiar, por exemplo, a educação transmitida pelos pais na família, no convívio com amigos, clubes, teatros, leitura de jornais, livros, revistas etc.

Postagens relacionadas: